Com apoio do governo, construção de viveiro para plantio de mudas de pupunha beneficia produtores do Bonal

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Produção e Agronegócio (Sepa), realizou nesta quinta-feira, 22, a entrega de materiais e insumos para construção de um viveiro com capacidade de produção de 400 mil mudas de pupunha aos produtores rurais do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Nova Bonal, em Senador Guiomard, distante 80 km da capital Rio Branco (AC).

Construção de viveiro para plantio de mudas de pupunha beneficiará 70 produtores do PDS Bonal. Foto: José Caminha/Secom

“Conhecemos de perto a necessidade desses produtores, e hoje estamos realizando uma ação contundente do governo do Estado, que é a entrega de equipamentos e insumos para a construção do viveiro, que irá fortalecer a produção. Contamos com recursos do REM, que tem permitido ao produtor rural produzir e proteger o meio ambiente. O Executivo tem feito sua parte, contribuído na prática, dando condições para que possam desenvolver sua produção de forma sustentável, econômica, social e ambiental”, destaca o gestor da Sepa, Edivan Azevedo.

Edivan Azevedo ressalta que a meta é reflorestar 120 hectares com o plantio das mudas. Foto: José Caminha/Secom

A iniciativa beneficia 70 produtores que atuam na cadeia produtiva da pupunha. A meta é reflorestar 120 hectares com o plantio das mudas. Além da construção do viveiro, cada produtor será beneficiado com a doação de mudas, mecanização, capacitações técnicas e monitoramento de cada fase do projeto. A entrega foi realizada no galpão da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) e contou com a presença da equipe técnica da Sepa, lideranças, produtores rurais e o secretário Municipal de Agricultura de Senador Guiomard, Zenildo Souza.

Produtora rural, Uderlina Cavalcante, comemorou a chegada dos equipamentos e insumos para a construção do viveiro. Foto: José Caminha/Secom

“Quero agradecer a oportunidade que estamos tendo de receber esse apoio. Os produtores aqui do Bonal tem se empenhado para desenvolver esse trabalho de produção. Já temos a fábrica de palmito e a entrega desses equipamentos para a construção do viveiro dá uma injeção de ânimo na gente, de que as coisas vão mudar, já mudaram, se Deus quiser!”, agradeceu a produtora rural Uderlina Cavalcante.

A partir do plantio das mudas de pupunha, os produtores irão contribuir ainda para três eixos: reflorestamento de áreas degradadas, geração de renda e redução do desmatamento. A iniciativa faz parte do Projeto Florestas Plantadas, do Subprograma Produção Familiar Sustentável, que conta com o apoio financeiro do Programa REM Acre Fase II.

Famílias serão beneficiadas com mecanização, doação de mudas, capacitações técnicas e monitoramento de cada fase do projeto. Foto: José Caminha/Secom

O fortalecimento da cadeia da pupunha, além de gerar alternativa de trabalho e renda para os assentados, atenderá a demanda de abastecimento da Agroindústria de Beneficiamento de Palmito de Pupunha, localizada no PDS Bonal, administrado pela Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre).

A iniciativa faz parte do Projeto Florestas Plantadas, do Subprograma Produção Familiar Sustentável, que conta com o apoio financeiro do Programa REM Acre Fase II. Foto: José Caminha/Secom

REM – O programa REM Acre Fase II é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, para implementação de projetos voltados para conservação das florestas e cuidados de suas populações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter