O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), viabilizou o transporte dos alunos do interior do Acre inscritos no Curso de Gastronomia Regional de Baixo Carbono, que acontece de 9 a 13 de outubro de 2023, na Escola de Gastronomia Acreana, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
Com o objetivo de garantir as mesmas condições e oportunidades dos alunos de Rio Branco aos alunos das comunidades de Turismo de Base Comunitária do Seringal Cachoeira, em Xapuri; Trilha Chico Mendes, em Brasileia; da Serra do Divisor, em Mâncio Lima; e Croa, em Cruzeiro do Sul; a Sete disponibilizou no último final de semana, nos dias 7 e 8, dois ônibus para buscar os alunos em seus municípios de origem.
“Eu estou muito feliz em participar do curso, que já vinha sendo anunciado faz um tempo, e agora chegou a hora. Então, só tenho a agradecer, principalmente por terem vindo aqui nos buscar”, afirmou Eva Maria Lima da Silva, proprietária da Pousada Caminhos da Cachoeira, na Serra do Divisor, em Mâncio Lima.
Sirley Gomes da Silva, do Seringal Cachoeira, afirmou: “Esse curso de gastronomia era o que eu mais esperava. Minha expectativa é aprender muito. Vivemos em uma comunidade que é bem visitada, então tem que ter pessoas capacitadas para eles, né?!”.
O curso é realizado pela Sete, financiado pelo Programa REM-KfW, e será aplicado pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). Com uma carga horária de 40 horas, o curso de Gastronomia Regional de Baixo Carbono tem como finalidade a uniformização do cardápio servido nas comunidades que atuam com o turismo receptivo.