Com produção mensal de quatro mil pés de alface e de 200 caixas a cada 60 dias de maracujá, na colônia Paraíso, o casal de agricultores familiares Kayllon Lara e Noemi Lara abastece os mercados de Capixaba. Em recente visita à propriedade, o secretário estadual de Agricultura, José Luis Tchê, enfatizou que a assistência técnica prestada pelo escritório da secretaria no município, a essa família, está dentro da política do governo de cuidar do pequeno produtor, incentivando quem já produz e criando oportunidades a quem necessite.
“A determinação do governador Gladson Cameli é cuidar do agricultor familiar, investir para melhorar a produção, e aqui temos um exemplo de que estamos no rumo certo”, reconheceu Luis Tchê.
A propriedade de quatro hectares faz parte do Projeto de Assentamento Nova Promissão, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e vem recebendo assistência da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), com apoio em mecanização, utilizando trator de pneu com grade aradora e plantadeira de mandioca.
O agricultor Kayllon Lara destacou que, graças ao apoio que vem recebendo do Estado em mecanização, ele e mais de 100 famílias da região vêm conquistando grandes avanços em produtividade em diversos produtos, sobretudo em hortifrúti.
“A visita do secretário nos deixa animados, com esperanças de que vendo de perto nossa realidade é mais fácil recebermos mais investimentos, como, por exemplo, um fornecimento de água para que possamos ter sistema de gotejamento eficiente”, pontuou o agricultor.