Com apoio do governo, Acre sedia a VI Feira Nacional de Matemática

Trabalhos abordam a matemática aplicada e/ou com inter-relação com outras disciplinas e materiais e/ou jogos (Foto: Thais Farias/SEE)
Pela primeira vez o Acre é o ponto de encontro nacional durante a maior feira de matemática do país. Em sua sexta edição, a ser realizada em Rio Branco, a Feira Nacional de Matemática reúne estudantes, professores e pesquisadores de onze estados brasileiros no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde os trabalhos voltados ao estudo da matemática são expostos aos visitantes.

Serão três dias de exposição, de 23 a 25 de maio. Na solenidade de abertura, a presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Regina Célia Grando, agradeceu a acolhida e destacou o empenho do estado em alavancar os estudos científicos no Acre.

“Estou muito feliz de trazer esta feira para o Acre. Ela é feita pelos alunos e pelas escolas. Com isso, promovemos conhecimento e vemos a matemática acontecer. Isso nos faz acreditar que o estudo dessa e outras ciências vem crescendo”, afirmou.

A feira é uma maneira de apresentar as pesquisas desenvolvidas nas escolas à comunidade e melhorar o que está sendo exposto. Durval Neto, de 17 anos, veio do Amapá com uma comitiva de 10 alunos e seus coordenadores. Preparado para apresentar uma pesquisa sobre a robótica virtual e sua inserção na matemática, o estudante avalia a iniciativa do Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF) do Acre.

Estudantes de onze estados brasileiros participam da feira no Acre (Foto: Thais Farias/See)
“Achei muito legal o estande do IMCF porque é uma forma diferente de chamar a atenção do aluno para o estudo da matemática. É algo importante nos cursos de exatas, para que ser possa ter um desempenho melhor dos alunos. Eu vim para a feira buscando aprender o máximo possível, e é o que estou fazendo, conhecendo novas pessoas, novas culturas. É bom para apreciar os trabalhos de estados diferentes e que possuem algo em comum, que é a matemática”, conta.

O professor de artes Alexandre Alencar, que veio da cidade de Laurentino (SC), apresenta uma das 100 pesquisas e atividades que serão expostas durante o evento. “É importante fazer esse intercâmbio com outros estados para trocar experiências e ideias com pessoas da Bahia, Minas Gerais, do Acre, para também avaliarmos como que nós estamos trabalhando em nível nacional. Trouxe dois alunos do 5ª ano para participar pela primeira vez da feira e eles estão adorando.”

Os trabalhos abordam temáticas envolvendo a matemática aplicada e/ou com inter-relação com outras disciplinas, materiais e/ou jogos didáticos e discutem assuntos relacionados à matemática pura. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Pesquisadores de todos as regiões do país representam seus estados durante a feira (Foto: Thais Farias)

As atividades serão encerradas às 16 horas desta sexta-feira, com a premiação dos melhores trabalhos.  Entre os estados brasileiros que mais somam trabalhos que serão apresentados durante a VI Feira Nacional de Matemática, estão Santa Catarina (36), Acre (24), Rio Grande do Sul (8), Bahia (8), Amapá (7), Pará (4), Tocantins (4), Minas Gerais (2), Pernambuco (2), Ceará (1) e Espírito Santo (1).

É a primeira vez que o evento é realizado na Região Norte do país, organizado pelos Institutos Federais do Acre (Ifac) e Catarinense (IFC) e pelas Universidades Federal do Acre (Ufac) e Regional de Blumenau (Furb). Conta, ainda, com o governo do Estado como parceiro, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter