Com apoio do governo, acadêmicos de Pedagogia do Parfor se formam em Cruzeiro do Sul

Maria da Glória começou estudar apenas aos 12 anos de idade e concluiu o ensino básico por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas o processo de escolarização dela não parou por aí. Ela foi além, e na noite da última terça-feira, 15, conseguiu concluir mais uma etapa de sua vida: a graduação.

Ela integra o grupo de 150 formandos de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de Cruzeiro do Sul, que se formaram em licenciatura pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Eu estou realizando o sonho da minha vida, não só meu como de toda minha família, porque, de oito irmãos, eu fui a primeira a cursar uma graduação”, conta, emocionada, a agora licenciada em pedagogia.

Foi para materializar sonhos como os de Glória Maria e de tantos outros acreanos que o Parfor foi criado. No Acre, é a primeira edição do programa, implantado em 2013. E a execução na região só é possível graças à parceria firmada entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), com a Ufac.

“Minha mãe hoje me abraçou e chorou muito. E eu fico muito feliz por saber que até hoje há pessoas que se preocupam com os sonhos de outras, porque a gente sabe que por trás da nossa formação existem várias outras pessoas trabalhando para tornar isso realidade”, reconhece a pedagoga.

Maria da Glória e o marido se formaram juntos (Foto: Mágila Campos)

Em todo o Estado, o Parfor tem hoje 1.256 acadêmicos, distribuídos nos cinco cursos oferecidos: Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Geografia e História. Dos 22 municípios acreanos, 19 deles são atendidos pelo programa, cujo objetivo é formar professores que atuam nas redes públicas de ensino, no âmbito municipal e estadual.

Na solenidade de colação de grau das três turmas de pedagogia, Cleide Prudêncio, diretora de Inovação da SEE, ressaltou que a formação dos docentes é uma das principais bandeira do governador Tião Viana, compromissado em qualificar os professores e investir na melhoria da qualidade do ensino público da Amazônia.

“Esta solenidade representa o esforço do governador para formar e investir em pessoas. Desde 2013, temos não só adequado o calendário escolar, mas dado todo o suporte necessário, como apoio financeiro e estrutural, para que os professores pudessem se graduar”, disse.

O Parfor foi implantado no Acre em 2013 para atender os professores da rede pública (Foto: Mágila Campos)

Parfor: uma ferramenta de inclusão social

O reitor da Ufac, Enock Pessoa, lembrou que o Parfor é um programa de inclusão social. “Muitos aqui são os primeiros da família a fazer um curso de nível superior, e muitos outros não teriam essa oportunidade se não fosse por meio de programas como esses”, salienta.

A formatura foi realizada na Quadra Poliesportiva Jader Machado em Cruzeiro do Sul. Além de amigos e familiares dos formandos, participaram da solenidade representantes da SEE, da Ufac e autoridades locais.

O secretário Estadual de Educação e Esporte, Marco Brandão, lembrou que o Parfor busca fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida e contribuam para a melhoria da qualidade da educação.

Destacou ainda que o Parfor iniciou no Estado em 2013, mas as formações para os docentes da rede de ensino do Acre, tiveram início ainda na década de 1990, através de outros programas de formações apoiados pelo governo, por meio da SEE.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter