Com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel), da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), do Corpo de Bombeiros Militar, do Detran, da Polícia Militar e do Samu, além da Federação Acreana de Atletismo, foi realizada na manhã deste domingo, 11, a 1ª Corrida e Caminhada do Educandário Santa Margarida.

“O Educandário Santa Margarida tem mais de 80 anos de história cuidando dessas crianças e o Estado está aqui presente conosco. A Seel deu uma grande estrutura, fez uma tratativa, articulou com outras secretarias também; então as tendas, a alimentação, as tratativas com o Detran, com o Corpo de Bombeiros, foi para que hoje a gente tivesse um evento de excelência, por essa causa nobre, que é a das nossas crianças que estão sob a guarda, a proteção e os cuidados do Educandário. Quero trazer aqui um forte abraço para o nosso secretário Ney Amorim, que não mediu esforços para trazer toda a estrutura possível”, frisou o diretor de Esporte da Seel, Glauber Feitosa.

A coordenadora-geral adjunta do Educandário Santa Margarida, Maria Edna Moreira, explica que o objetivo da corrida é reunir a comunidade, confraternizar e fazê-la conhecer o Educandário: “Fazíamos a feijoada do Educandário Santa Margarida até 2019, quando se iniciou a pandemia, e agora a gente trocou a feijoada pela corrida. Queremos promover saúde, alegria, confraternização e juntar todos pra esse momento de ajudar, pois recebemos os recursos arrecadados através das inscrições”. Alimentos não perecíveis recebidos no ato de entrega dos kits também foram destinados ao consumo da instituição.

Wygliton Thoor, o professor Thoor, é um dos organizadores e idealizador do projeto: “Nós somos voluntários aqui desde 2019, já fazemos um projeto social com as crianças e resolvemos atender a população, trazer a população para conhecer o espaço do Educandário, conhecer os serviços que aqui são prestados, conhecer o tanto de amor que os voluntários dão para essas crianças”, pontuou.

O carioca Samuel Lima, que foi caracterizado de Alegria, personagem do filme Divertidamente, participou da corrida. “Vim prestigiar e animar a galera. Eu achei o projeto lindo e agradeço a oportunidade de participar da corrida com vocês. Tenho visto que não só aqui, a população em volta vai ter um olhar diferenciado com o Educandário, que precisa muito do apoio de cada um de nós”, ressaltou o corredor.

Sobre o apoio público e privado para o projeto, Edna Moreira expôs: “Recebemos muito auxílio, muitas empresas privadas participaram, doaram, mas a colaboração da Secretaria de Esporte foi essencial para que esse evento se realizasse”, salientou.

Com relação ao custos para a realização do evento, Glauber detalhou a articulação feita pela Seel. “Nós fizemos o trato com a Federação de Atletismo do Acre, que anistiou todas as taxas que têm que ser previstas na corrida, as tendas, o pós-corrida e grid de largada. Toda a articulação com o Samu, com os bombeiros, com o Detran e com as secretarias nós conseguimos através das nossas relações, com a orientação do nosso secretário Ney, para que a gente pudesse ter toda essa estrutura que está posta hoje aqui, e ter um bom evento, um momento em que a gente possa aqui estar celebrando o esporte e, claro, voltando a nossa atenção cada vez mais para o trabalho fantástico que é feito pelo Educandário”, acrescentou o diretor.
Em sua primeira edição, o número de inscritos foi reduzido: “Limitamos o número de inscrições, pois não sabíamos como que seria. Foram 200 inscritos, contribuindo para uma festa muito bonita. E nos próximos anos a gente quer dobrar, triplicar, fazer a melhor e a maior corrida de Rio Branco”, destacou Thoor.