Com ajuda de parceiros, Hospital de Mâncio Lima inaugura brinquedoteca

Asaf Lima da Silva, de 3 anos, está internado há dois dias no Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, tratando-se de pneumonia. O pequeno conheceu o espaço que abriga a brinquedoteca da unidade, inaugurada na manhã desta quarta-feira, 11.

Asaf usufrui da brinquedoteca do hospital de Mâncio Lima. Foto: Marcos Santos/Secom

Sua mãe, Cleicimar da Silva, esteve a todo momento ao seu lado, testemunhando os frutos do investimento que será um divisor de águas aos tratamentos pediátricos ofertados no Abel Pinheiro. “O ambiente hospitalar causa tensão e aqui nos sentimos muito melhores, a criança se distrai. É uma iniciativa muito boa, que vai melhorar bastante o atendimento ao público infantil”, avaliou.

Há 40 anos atuando na unidade, a técnica de enfermagem Edilene Macedo se emocionou ao ver o pequeno Asaf descerrar a placa e oficializar o início dos atendimentos na brinquedoteca. “De hoje em diante, este hospital não será mais o mesmo. Nossa equipe se dedica para oferecer o melhor e tudo flui com naturalidade. Agradeço a todos que abraçaram a causa”, afirmou, emocionada.

O menino descerrou a placa de inauguração da sala. Foto: Marcos Santos/Secom

O hospital conta com quatro leitos de pediatria e a meta é beneficiar toda a demanda com atividades voltadas à alfabetização, leitura, produção de histórias infantis, pintura e outras. Hélio Bentes, gerente-geral do Abel Pinheiro, define o benefício como “um caminho para humanizar os atendimentos”.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) vem dando total assistência às boas práticas que ajudam o Acre avançar na prestação e qualidade dos serviços oferecidos à população. “O governo do Estado entregou ao município um hospital de ponta e hoje vem mais uma novidade. É mais uma ação da política estadual que prioriza salvar vidas de acreanos”, enfatizou Diane Carvalho, gestora interina da Coordenação Regional de Saúde no Juruá.

“Governo dá total apoio às boas iniciativas, como essa”, garante a gestora Diane Carvalho. Foto: Marcos Santos/Secom

A brinquedoteca se tornou realidade graças à colaboração de servidores da unidade, empresários locais e de pastas ligadas à Prefeitura de Mâncio Lima.

A sala conta com atividades lúdicas, voltadas à leitura, pintura, desenhos e outras. Foto: Marcos Santos/Secom

O que disseram os parceiros

“É um espaço que ameniza os traumas da internação hospitalar. Aqui tem uma sala alegre e colorida, que ajuda no tratamento das crianças. É um ganho para toda a sociedade.”

Josiane de Souza, assistente social do hospital

Josiane de Souza: “Ganho para toda a sociedade”. Foto: Marcos Santos/Secom

“Doamos livros, produzimos bolsas para colocá-los e vamos criar prateleiras para organizar melhor o local. É uma ação estratégica unir saúde e educação.”

José Gustavo Ribeiro, formando em Pedagogia na Universidade Federal do Acre

José Gustavo Ribeiro: “Saúde e educação”. Foto: Marcos Santos/Secom

“A inserção de brincadeiras e interações são fundamentais ao desenvolvimento das habilidades das crianças, e aqui elas poderão interagir e se socializar”.

Maria José Silva do Nascimento, coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Mâncio Lima

Espaço foi inaugurado nesta quarta-feira, 11. Foto: Marcos Santos/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter