sede da Sesacre

Com a saúde mental em pauta, exposição de arte evidencia a luta antimanicomial e o cuidado em liberdade

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio. Almejando o cuidado em liberdade, órgãos governamentais e movimentos sociais se dedicam à garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental. No Acre, o governo do Estado, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria de Saúde (Sesacre), vem contribuindo para a construção do debate acerca da temática.

A mostra é fruto da Oficina de Expressão Livre Artística do Arte de Ser e da Exposição (In) visíveis do MP/AC. Foto: Luan Martins/ Sesacre

Evidenciando isso, o Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser (Cecco), em parceria com o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), do Ministério Público do Acre (MPAC), inaugurou nesta quinta-feira, 18, uma exposição com pinturas e fotografias, na sede da Sesacre, em Rio Branco.

A mostra é fruto da Oficina de Expressão Livre Artística do Arte de Ser e da Exposição (In) visíveis do MPAC. O objetivo é demonstrar que quando são criados os espaços de convivência e cultura, as potencialidades das pessoas vêm à tona. A exibição auxilia na desconstrução de estigmas sociais adquiridos por influência das práticas manicomiais no país.

Ao todo, nove artistas expuseram suas obras. Foto: Luan Martins/Sesacre

“Trabalhamos dentro da perspectiva do cuidado que respeita o direito das pessoas, e que utiliza várias ferramentas que contribuem para a redução da necessidade de internação e do uso excessivo de medicação. É uma estratégia importante, dentro dessa proposta que o movimento da luta antimanicomial trouxe para o país: promover a autonomia e a cidadania das pessoas que têm um transtorno mental, que estão em sofrimento, ou que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas”, explicou a coordenadora do Arte de Ser, Amanda Schoenmaker.

Gleni Bardales, 43 anos, participa das atividades do Arte de Ser ao lado da filha. “O centro é fundamental para o cuidado em liberdade, pois ensina como as pessoas podem se expressar de forma tranquila. Os usuários aprendem a conduzir os sentimentos e expô-los através da arte. Tem ajudado a minha filha. Com a arte-terapia ela tem se desenvolvido bastante”, disse.

Exposição (IN) VISÍVEIS do MP/AC. Foto: Luan Martins/Sesacre

O presidente do Movimento Nacional Vidas nas Ruas, no Acre, Eloiso Ermelindo da Silva, mais conhecido como Sorriso, parabenizou a organização do evento. “Vamos fortalecer essa rede, pois é uma das únicas que trabalha bem nesse estado e que tem um olhar diferenciado para as pessoas em situação de rua”, declarou.