Detran Escola

Com a ajuda do Detran Escola, dona de casa passa na prova teórica de habilitação

Depois de reprovar mais de 10 vezes no exame teórico de habilitação para dirigir, a dona de casa Edna Andrade, 54 anos, procurou ajuda no Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), por meio do projeto de alfabetização Detran Escola, e obteve aprovação após 3 meses de aulas.

Dona Edna realizando simulados da prova teórica de direção Foto: Renato Beiruth/Detran

Dona Edna cursou apenas até o 4ª ano primário e teve que parar de estudar para cuidar dos filhos. Em 2018, ela iniciou o processo para a retirada de sua primeira habilitação, foi quando se deparou com uma grande dificuldade: a necessidade de aprimorar a leitura, escrita e interpretação de textos para conseguir passar na prova teórica.

Após várias tentativas frustradas de passar na prova teórica, a candidata viu no projeto de alfabetização Detran Escola a oportunidade de voltar a estudar. No projeto, ela começou a receber aulas de alfabetização e reforço totalmente sem custos.

“Após três meses de aula e com o processo prestes a vencer, consegui passar finalmente na prova teórica”, conta dona Edna.

Porém, como o processo de habilitação estava quase vencido, na próxima etapa, a prova prática de direção, ela foi reprovada e para continuar com o sonho ela teria que recomeçar tudo novamente.

“Nesse momento eu pensei em desistir de tudo, mas levantei a cabeça e voltei novamente para a sala de aula, e na segunda tentativa eu passei novamente na prova teórica”, afirmou dona Edna.

Atualmente dona Edna está finalizando o seu processo de habilitação para a obtenção da categoria A, faltando apenas ser aprovada na prova prática de direção.

“Assim como a dona Edna, temos em nosso projeto diversas histórias de superação e sucesso. O Detran Escola ajuda pessoas a obterem cidadania, autoestima e a realizarem sonhos”, declarou a pedagoga e coordenadora do projeto, Cleia Machado.

Detran Escola

O serviço de alfabetização é realizado por profissionais formados em pedagogia da Coordenação de Educação do Trânsito do Detran/AC. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e tarde, é totalmente aberto a comunidade e gratuito.

Alunos do projeto Detran Escola Foto: Andréia Nobre/Detran

De acordo com a coordenadora do projeto, Cleia Machado, o Detran Escola já ajudou 10 pessoas a renovarem suas habilitações e 12 a conseguirem retirar sua primeira Carteira Nacional de Habilitação.

Os interessados pelo serviço podem se dirigir à Unidade do Detran Parqueamento, localizado na Av. Antônio da Rocha Viana, 2005, Vila Ivonete, das 7h30 às 16h30, com um documento de identificação e se matricular.

Equipe pedagógica do projeto Foto: Andréia Nobre/Detran