Coleção de mobiliário contemporâneo apresenta traços da identidade cultural regional

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Desenvolvida com a marca Acre, Made in Amazônia, uma coleção de mobiliário com design contemporâneo vem estimulando o processo criativo de novos produtos com identidade cultural do Acre. O projeto é idealizado pela primeira-dama, a arquiteta Marlúcia Cândida.

A coleção apresenta cinco linhas de mobiliário – Palafita, Jatobá, Empate, Yuxin e Estrela – fabricados com madeiras locais: cedro, cerejeira, cumaru-ferro, itaúba, jatobá e tauari.

As peças foram lançadas durante a primeira edição da High Design – Home & Office Expo, feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, em São Paulo, em junho deste ano. Publicações nacionais como Caras, Valor Econômico e o Estado de S. Paulo, deram destaque ao projeto da coleção.

Mesas, bancos, buffets e cadeiras serão comercializados em lojas de mobiliários de todo o Brasil.[/vc_column_text][vc_column_text]

Arquiteta Marlúcia Cândida é a idealizadora do projeto de mobiliário da marca Acre, Made in Amazônia “Difundindo a identidade do Acre em uma roupagem contemporânea que traduz a cultura regional, esse projeto desenvolve a indústria e as comunidades locais, promove a biodiversidade da Floresta Amazônica e aposta na extração controlada da madeira”, define Marlúcia Cândida

[/vc_column_text][vc_column_text]

Produtos: características das linhas do mobiliário

Os conceitos das diversas linhas foram elaborados dentro do curso de formação, com os designers Emmanuel Gallina e Bernardo Senna. A capacitação envolveu estudantes de arquitetura, artistas, marceneiros e filhos de marceneiros. Juntos, identificaram as diversas almas da cultura local e criaram uma “gramática visual acreana” que, posteriormente, foi usada como inspiração no projeto e na comunicação visual dos móveis. Cada linha contém um mundo originado na escolha dos próprios nomes, que são tradicionais e simbólicos.[/vc_column_text][vc_tta_pageable no_fill_content_area=”1″ autoplay=”4″ active_section=”1″ pagination_color=”orange”][vc_tta_section title=”Palafita” tab_id=”1476215831959-66640256-bd9f”][vc_single_image image=”243388″ img_size=”600×400″ add_caption=”yes” alignment=”center” style=”vc_box_rounded” onclick=”img_link_large” title=”PALAFITA”][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Jatobá” tab_id=”1476215832063-510de02b-bd28″][vc_single_image image=”243389″ img_size=”600X400″ add_caption=”yes” alignment=”center” style=”vc_box_rounded” title=”JATOBÁ”][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Empate” tab_id=”1476216500413-42bec965-47ca”][vc_single_image image=”243392″ img_size=”600X400″ add_caption=”yes” alignment=”center” title=”EMPATE”][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Yuxin” tab_id=”1476216502124-d9301d8a-4a61″][vc_single_image image=”243394″ img_size=”600X400″ add_caption=”yes” alignment=”center” title=”YUXIN”][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Estrela” tab_id=”1476216503447-800f459e-5ec0″][vc_single_image image=”243391″ img_size=”600×400″ add_caption=”yes” alignment=”center” style=”vc_box_rounded” title=”ESTRELA”][/vc_tta_section][/vc_tta_pageable][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Acre, Made in Amazônia

[/vc_column_text][vc_column_text]Iniciado em 2012, o projeto que leva a marca Acre, Made in Amazônia tem como objetivo consolidar a cadeia produtiva do mobiliário como motor de desenvolvimento do Acre.

Um de seus desafios é buscar estratégias para a inovação e novas tecnologias, com a finalidade de potencializar o produto (marca), visando os mercados nacional e internacional.

logos-madeinacre_04A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com o Sebrae, Sistema Fieac e POLI.design, Consórcio do Politécnico de Milão, com apoio e colaboração da primeira-dama, a arquiteta Marlúcia Cândida.

Além do mobiliário outros projetos irão levar a marca Acre, Made in Amazônia. “Não somente na área do design, mas da gastronomia e do artesanato, como também da cadeia produtiva de proteína animal, que envolve a parceria público-privado-comunitária”, explica Marlúcia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter