Coleção Chão de Fábrica do Acre, Made in Amazônia é destaque na Revista Caras

Coleção Chão de Fábrica está exposta na 1ª edição da High Design – Home & Office Expo
Coleção Chão de Fábrica está exposta na 1ª edição da High Design – Home & Office Expo

O projeto Acre, Made Amazônia, idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida, que é arquiteta, ganhou destaque na Revista Caras desta semana, na coluna Design, assinada pela multimídia e publicitária Mônica Barbosa.

Especialista em design e arquitetura, Mônica apresenta a coleção Chão de Fábrica, composta por mobiliário de design contemporâneo como uma das novidades da indústria brasileira da 1ª edição da High Design – Home & Office Expo, feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, em São Paulo.

Com o título Amazônia no Mundo, o texto traz depoimento de Marlúcia Cândida sobre o Acre, Made in Amazônia. O projeto visa fortalecer as cadeias produtivas nas comunidades, com o uso da madeira e matéria-prima da floresta, agregando design a produtos de origem certificada, gerando renda e emprego. Fotos da coleção Chão de Fábrica ilustram o conteúdo.

Acre, Made Amazônia é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), em parceria com o Sebrae/AC, Sistema Fieac e Poli.design.

Mônica Barbosa fala da contribuição, no projeto, dos designers Emmanuel Gallina e Bernardo Senna. Os profissionais coordenaram as oficinas com 35 estudantes entre 18 e 60 anos, entre arquitetos, marceneiros, filhos de marceneiros e artistas locais. O resultado foi a criação de peças inspiradas na identidade cultural regional.

Para Mônica, o resultado expressa a “gramática visual acreana”, que inspirou as linhas de mobiliário de design contemporâneo – Palafita, Jatobá, Empate, Yuxin e Estrela – com madeiras locais: cedro, cerejeira, cumaru-ferro, itaúba, jatobá e tauari.

Acre, Made Amazônia foi lançado na terça-feira, 9, com a presença do governador Tião Viana, acompanhado da primeira-dama Marlúcia Cândida, gestores de governo e representantes de entidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter