Coleção “Acre, Made in Amazônia” é tema de reportagem de revista paulista

WhatsApp Image 2016-08-22 at 09.37.35

A coleção de mobiliário contemporâneo criada pelo projeto “Acre, Made in Amazônia”, idealizado pela primeira-dama do Estado, a arquiteta Marlúcia Cândida, mereceu destaque de duas páginas na edição de domingo, 20, do caderno Casa Design, do jornal O Estado de S. Paulo.

Composta por mesas, cadeiras, bancos e buffets, a coleção foi apresentada no início deste mês, em São Paulo, na feira High Design.

Com o título “Para Cuidar da Floresta”, a reportagem ressalta que a iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e do Instituto Dom Moacyr (IDM), tem como premissa a extração sustentável.

O texto, assinado por Marina Pouliquevis, destaca a formação ministrada pelo designer Bernardo Senna, pelo francês Emmanuel Gallina e profissionais do Poli Design, do Consórcio Politécnico de Milão (Itália), que reuniu arquitetos, marceneiros e artistas locais e deu origem aos móveis com o apoio do Sebrae e do Sistema Fieac.

“Acre, Made in Amazônia” apresenta como um de seus focos principais o uso de matéria-prima com certificação do Forest Stewardship (FSC) e FSC Comunitária, e o trabalho de manejo florestal envolve cerca de 600 famílias no Acre, em assentamentos da reforma agrária e unidades de conservação de uso sustentável.

Fotos da coleção do mobiliário elaborado com cedro, cerejeira, cumaru-ferro, itaúba, jatobá e tauari, das linhas Palafita, Jatobá, Empate, Yuxin e Estrela, que fazem referência à cultura e à história locais, ilustram o texto.