“Coaching – Um Estilo de Liderança” é o tema da palestra que abre a série programada para a II Semana do Servidor. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Fazenda (Sefaz), na manhã desta segunda-feira, e reuniu servidores de vários órgãos e secretarias do Estado.
A condução do tema ficou por conta da advogada, consultora e procuradora da Procuradoria Geral do Estado (PGE) Caterine Castro, que discorreu a respeito de um estilo de liderança que cria um clima organizacional de apoio e de desenvolvimento, proporcionando aprendizado e expansão dos potenciais de cada um.
O “coaching” é a arte de fazer perguntas que levam a reflexões profundas e, por meio de uma escuta atenta, ou, por “ouvir a essência”, gera uma comunicação efetiva. A palestrante defende ainda que isso significa ter o foco na solução do problema. “O coaching na gestão pública é um meio de fazer mudança no paradigma da forma de ser servidor, trazendo a consciência de que estamos participando e construindo uma sociedade melhor”, explica.
Ela acrescenta que “o tema da palestra ajuda a esclarecer a diferença entre a administração pública e a privada, pois a primeira visa o lucro, e na segunda o retorno vem em forma de excelência no atendimento e de ver o serviço chegar até a população. O servidor ocupa espaço de destaque na gestão, e é importante resgatar que os servidores ali estão por escolha, e não por obrigação”, assinala.
Também participou da palestra a diretora de Humanização da Gestão Pública, Elineide Medeiros, que agradeceu a participação dos presentes e reafirmou a importância da interação e participação dos servidores nas atividades que foram pensadas para e com eles, que são os homenageados da semana.
“Nós acreditamos muito nesse projeto de humanização e cada vez mais nos convencemos de que devemos fortalecer os espaços de interação, de troca de ideias e de conhecimentos. Agradecemos a participação de cada um, é muito importante a presença dos servidores, pois são a força principal da gestão pública”, conclui.