Cônsul do Peru convida Secretaria de Segurança para Fórum de Municípios de Fronteira

Atividade será  na cidade de Puerto Maldonado

dsc03682gfgg.jpg
dsc03683fd.jpg

O cônsul-geral do Peru no Brasil, Jesús Carranca Quiñones, fez uma visita de cortesia na tarde desta quinta-feira 29, ao secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner (Foto:Assessoria Sesp)

O cônsul-geral do Peru no Brasil, Jesús Carranca Quiñones, fez uma visita de cortesia na tarde desta quinta-feira 29, ao secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner. Veio convidá-lo a participar de um Fórum de Municípios Fronteiriços nos dias 13 e 14 de outubro em Puerto Maldonado (Peru), com a participação de 11 municípios peruanos e dez brasileiros.  

Nossa ideia é promover um encontro entre autoridades de segurança dos dois países para tratarmos de interesses comuns nas áreas de segurança pública, cultura e economia. O cônsul lembrou do grande evento mundial que acontece no Brasil em 2014 – a Copa do Mundo de Futebol. “Temos que nos preocuparmos com a migração, que naturalmente acontecerá do Peru e Bolívia”, disse.   

Quiñones, mencionou a necessidade de ações conjuntas para combater o narcotráfico. “Reconhecemos que nosso país, juntamente com a Bolívia, é produtor de coca, mas os Estados Unidos são grandes consumidores, enquanto o Brasil, especialmente os Estados de fronteira, como Acre, são porta de entrada dos insumos necessários a produção de coca.”  

O secretário de Segurança do Acre disse que o fórum é justificável porque o crime não tem fronteira “Temos enorme interesse em participar. Vou levar o assunto ao nosso governador. Se ele autorizar, participaremos do fórum com muita satisfação.”  

Entre os diversos assuntos abordados durante a reunião com o cônsul, destacaram-se a ação de madeireiros peruanos que estariam invadindo as reservas ecológicas na Serra do Moa e a eventual invasão de narcotraficantes, possivelmente células do grupo paramilitar Sandero Luminoso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter