Antes comuns, acidentes com alunos na saída das escolas foram reduzidos a zero
Com a realização da 4ª Gincana Estudantil sobre Educação no Trânsito, a 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul encerra o projeto de educação para o trânsito que durou todo o ano. Com o tema ‘Trânsito Educado é aquele que se aprende cedo’, o projeto alcançou todas as escolas do município.
Para a gincana de encerramento, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Jader Saraiva Machado, como não se poderia contemplar todas as escolas, foram convidadas as seguintes: Escola Maria de Nazaré Lima, Escola Barão do Rio Branco, Escola São José e Escola Hugo Carneiro.
O ginásio lotou e os estudantes das quatro escolas tiveram uma manhã onde puderam extravasar sua alegria, fazer apresentações culturais com roupas multicoloridas e mostrar os conhecimentos adquiridos sobre o trânsito. Na ocasião, a Ciretran também homenageou alguns parceiros – empresas que apoiam as atividades de educação no trânsito – com a entrega de certificados de ‘amigos do trânsito’.
Foi o caso da empresa Real Norte, que há muito tempo vem apoiando a Ciretran, O gerente-geral da região, Donizete Barros, e o gerente da empresa em Cruzeiro do Sul, Cleudo Alves, prestigiaram o encerramento. Cleudo considera de suma importância a participação em campanhas dessa natureza. "O nosso negócio está diretamente relacionado com o trânsito e temos interesse de que ele seja tranquilo e educado. Por isso, estamos sempre participando na programação da Ciretran". "Nossa pretensão maior é que o trânsito no futuro seja diferente. Hoje podemos dizer com alegria que 100 por cento das escolas foram alcançadas com esse trabalho de educação", disse Valdeci Dantas, gerente da Ciretran.
O trabalho de educação para o trânsito nas escolas começou há cinco anos em Cruzeiro do Sul envolvendo o governo, as escolas e empresas parceiras. oje pdoemo dizer coalegria que hojeh Para Valdeci o trabalho tem se mostrado gratificante; além de ter mudado o comportamento destas crianças, elas já sabem coisas que muitos condutores não sabem e acabam influenciando a conduta dos motoristas com os quais viajam, especialmente no caso de pais, irmãos, parentes, etc. E uma constatação animadora: alguns anos atrás -segundo informa Valdeci – ocorriam muitos acidentes nas saídas das escolas e hoje estão reduzidos quase a zero. "Esperamos que estas crianças possam fazer no futuro um trânsito diferente. Ainda temos muita imprudência por falta de consciência. Esta consciência queremos cultivar nessas crianças " – disse.
O comandante da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul, coronel Nascimento também aposta na educação para o trânsito das crianças e jovens: "Vai ter resultado num futuro não muito distante. Teremos melhores motoristas ". O diretor da Escola São José, Nilo Castro, entende que já houve um avanço na conscientização dos alunos nas saídas das escolas e a expectativa é de que eles serão bons motoristas no futuro. "Às vezes, uma pessoa detrás de um volante muda até seu caráter e sua personalidade. A Ciretran vem fazendo um grande trabalho educativo que não se fazia antes de visitar as escolas, dar palestras, fazer brincadeiras, campanhas tudo para conscientizar os alunos.Tudo muito positivo".
Para o professor Nilo, o trânsito na cidade ficou problemático devido à grande quantidade de veículos, motos, caminhões. "A cidade está repleta e é muito acidentada, com muitos morros, muitas descidas e esquinas, onde falta sinalização mas o trabalho de prevenção da Ciretran ainda é a melhor atitude. A prevenção ainda é a melhor resposta aos acidentes; se não colhermos os frutos agora colheremos mais tarde".