Ciretran encerra programação anual de educação para o trânsito entre estudantes

Programa atingiu 25 mil alunos da zona urbana e rural de Cruzeiro do Sul

010.jpg
015.jpg
009.jpg

Crianças aprendem brincando as regras de educação no trânsito (Foto: Onofre Brito/Secom)

A Ciretran de Cruzeiro do Sul fechou com chave de ouro sua programação deste ano junto aos estudantes do ensino infantil realizando nesta sexta-feira, 27, a ‘3ª Gincana Estudantil sobre Educação no Trânsito’ que teve como  lema ‘Brincando e aprendendo para um trânsito melhor’. Quatro escolas participaram da gincana: Escola Osvaldo Lima, Escola Maria de Nazaré Lima, Jardim de Infância São Francisco e Escola Marcelino Champagnat. Todas fizeram apresentações com músicas, danças, palhaços e brincadeiras tudo voltado para criar na mente infantil a consciência do respeito que se deve ter para com o semelhante durante o ato de dirigir um veículo. Muita alegria, cartazes coloridos, roupas, bonés, adereços, marcaram a gincana e animaram a criançada.

O programa de educação infantil é considerada por Valdeci Dantas, o chefe da Ciretran, uma das mais importantes ações que o órgão executa no sentido de melhorar  o trânsito na cidade, ao lado das ações educativas nas ruas e reuniões com segmentos específicos de condutores como os mototaxistas, motoristas de ônibus e de transporte alternativo.

Durante este ano, o programa foi levado a 75 escolas de ensino infantil, todas as escolas da zona urbana e algumas da zona rural. O Ensino Fundamental e Ensino Médio também foram contemplados com as ações tendo acontecido palestras, uma oficina na Avenida Mâncio Lima e uma mobilização do Ensino Médio que reuniu milhares de alunos em passeata pela cidade.

No total 25 mil alunos da rede escolar do município já participaram neste ano das atividades promovidas pela Ciretran.

Um dos cartazes trazidos pelas escolas dizia: "Para melhorar o mundo em que vivemos é fundamental a boa convivência entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas". Segundo Valdeci Dantas, que há cinco anos promove educação para o trânsito entre estudantes, "não há outro caminho para chegarmos a ter um dia um trânsito melhor".

Ele explicou que todas as escolas participantes da gincana recebem um diploma de ‘amiga o trânsito’. A gincana não tem vencedores. Todos os alunos participantes das apresentações recebem uma medalha com os dizeres: ‘No trânsito, o campeão é quem faz a coisa certa’.

Educação que funciona

002.jpg

Crianças assumem responsabilidade por um trânsito melhor (Foto: Onofre Brito/Secom)

A professora Maria Auxiliadora Oliveira, do Jardim de Infância São Francisco, fala com entusiasmo dos resultados que tem observado ao longo do processo de educação das crianças para o trânsito. "Este trabalho que o senhor Valdeci faz é muito significativo. As crianças agora fiscalizam os pais, pegam mesmo no pé do tio, da avó, da mãe, quem estiver dirigindo. Alguns pais chegam para mim e dizem: ‘O que vocês estão fazendo com esta criança que eu não posso mais dirigir tranqüilo. Ela vive me cobrando’. Também diminuiu bastante o índice de acidentes com crianças nas saídas das escolas", disse.

O sargento S. Filho, comandante do Pelotão de Trânsito de Cruzeiro do Sul, considera que em razão das campanhas entre estudantes os filhos passaram a cobrar dos pais o respeito à sinalização no trânsito, o que tem surtido efeito positivo. Além disso, ele observa que houve uma diminuição de 90% dos acidentes envolvendo crianças durante as saídas das escolas. "Tanto em Cruzeiro do Sul quanto nos ramais, as crianças estão mais espertas na hora de atravessar uma via", acredita.

Manoel de Lima Barbosa é pai da pequena Camili e foi ver o desempenho da filha na gincana: "A minha filha chega em casa com aquela multazinha que eles ganham e qualquer coisa ela já me cobra. No trânsito, se eu usar o capacete sem a trava ela me cobra. Com o carro, se passar o sinal amarelo ela me cobra. As crianças estão sendo bem educadas e no futuro serão bons motoristas, sem dúvida".

Mototaxistas: atenção constante

Outro trabalho em que a Ciretran vem se empenhando é na interação com grupos específicos de condutores como os motoristas de ônibus, motoristas de vans e kombis do transporte alternativo e principalmente condutores de motos e mototaxistas. Hoje à noite vai acontecer a segunda de uma série de três encontros com os mototaxistas.

No primeiro encontro ocorrido no mês passado com presença de 240 condutores foi abordado o tema ‘direção defensiva’. Hoje o tema será ‘legislação do trânsito’ e no dia 18 de dezembro se encerra as atividades deste ano junto ao segmento com um encontro em que o tema de debates será ‘relações humanas e primeiros socorros no trânsito’.

Segundo Valdeci, a pretensão é manter sempre proximidade com o segmento dos mototaxistas, através de, no mínimo, dois encontros anuais com a categoria. Ele lembra que assim que foi instituído o transporte público por motos aconteciam muitos acidentes, mas na atualidade a situação está bem melhor. Os mototaxistas que tiverem participado dos três encontros receberão um certificado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter