A exposição “Círculos Florestais”, da artista plástica acreana Simone Bichara, após ser mostrada na Europa e também em Rio Branco, chega a Salvador (BA) e está em cartaz no Sesc Casa do Comércio até o dia 30 de junho. O projeto tem o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), em seu programa de circulação das artes.
Com um trabalho mais maduro que marca sua vivência artística de mais de vinte anos, Simone apresenta em “Círculos Florestais” o universo amazônico e indígena em casamento feliz com os mundos africano e oriental.
Para a escritora, professora e produtora cultural Daniella Paula Oliveira, “Círculos Florestais” é como uma oração de cores e formas que transcende.
“A exposição traz em suas nuances não somente da floresta amazônica, das peculiares das raízes acreanas, da singularidade cabocla, indígena e oriental da artista, como também uma apreciação repleta de conquistas, como um raio de sol que descobre, na matéria que ilumina, a sua própria luz.”
Desde a abertura, no último dia 20, a exposição já foi visitada por artistas, professores, estudantes de arte, jornalismo e público em geral. “Essa obra mágica, que perpassa a singeleza, a pureza, a liberdade a mais alta sofisticação e beleza, tem também a missão de arar as areias e os mares de Caymmi. Que toda a Bahia, tão sagrada e profana, possa provar da mística dessa arte, que é acreana em raiz e cosmológica por natureza”, comenta Daniella Paula.