Circuito Tela Verde de cinema ambiental cadastra espaços para exibição

Circuito Tela Verde O Circuito Tela Verde recebe até o dia 30 deste mês, o cadastro de instituições que tenham interesse em serem espaços exibidores de vídeos socioambientais da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. A iniciativa é dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual. A Mostra está prevista para ser realizada no primeiro semestre de 2014.

Podem participar do Circuito instituições de ensino, ONGs, cineclubes e empresas, bem como espaços educadores como salas verdes, coletivos educadores, Pontos de Cultura, bibliotecas ou associações de bairro, cooperativas, núcleos da sociedade civil organizada e aldeias indígenas.

Os espaços cadastrados recebem um kit com filmes, cartazes e orientações para a realização da mostra. Os vídeos apresentam temas como separação do lixo, reciclagem, consumo sustentável e biodiversidade, conservação de parques nacionais.

Os interessados podem realizar suas inscrições no site do Ministério do Meio Ambiente.

Produção independente

O Circuito Tela Verde tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, no contexto da educomunicação – conceito que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem por meio de meios de mídia. É o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar.

O público é formado, em geral, por estudantes de todos os níveis, professores, ambientalistas, servidores públicos, representantes de movimentos sociais, técnicos e funcionários de instituições ou empresas privadas. Atualmente, existem mais de 1,5 mil espaços espalhados por todo o Brasil.