Circuito Seiva de Portas Abertas valoriza identidade amazônica com cinema e oficinas culturais 

Seguindo a bem-sucedida primeira edição, o coletivo de cultura Seiva Colab Amazônica promove mais uma edição do Programa Seiva de Portas Abertas, democratizando a cultura e entretenimento de maneira gratuita para todos, nos dias 26 e 27 de julho, com foco na identidade amazônica.

Coletivo cultural estimula a valorização do audiovisual da Amazônia. Foto: cedida

Celebrando a diversidade audiovisual, as atividades começam às 18h do sábado, 26, com a exibição do filme Sabá, dirigido por Sérgio de Carvalho, retratando a defesa da floresta Amazônica pela vivência do seringueiro Sabá Marinho, antigo companheiro do revolucionário Chico Mendes. 

Logo em seguida, o público poderá prestigiar o documentário Bimi Shu Ikaya, dirigido pelo trio Isaka Huni Kuin, Siã Huni Kuin e Zezinho Yube Huni Kuin, o qual conta a história de Bimi, uma mulher indígena determinada que sai da sua aldeia de origem e forma sua própria, onde assume o papel de pajé de cura e desempenha funções de liderança. 

Documentário valoriza a vivência de mulheres indígenas. Foto: reprodução.

No domingo, 27, a partir das 17h, será apresentado o curta-metragem Caminho dos Gigantes, de Alois Di Leo, o qual conta a história de Oquirá, uma criança indígena que desafia seu destino e tenta entender o ciclo da vida em uma busca poética pela razão. E logo em seguida, será feita uma oficina de máscaras com material reciclável ministrada por Juliana Jaya, intitulada Reciclando Olhares. 

Todas as exibições serão seguidas por rodas de conversas entre os participantes, estimulando o pensamento crítico provocado por aquilo que é posto em tela e como a arte se reflete na nossa sociedade.

Além de exibições audiovisuais, o evento conta com atividades manuais, estimulando a criatividade dos participantes. Foto: cedida

As exibições são promovidas pela união de três cineclubes com curadorias especiais das produtoras Breu Filmes, Celestina Produções e Palmácea Filmes, com obras que se voltam para as raízes culturais, foco nos povos originários, mulheridade e animações independentes.

A realização do evento é feita com o apoio do Edital n° 10/2024 de subsídio para manutenção com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei Nº 14. 339/2022), por intermédio do apoio do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). O Estado também apoia a iniciativa difundindo as atividades por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Serviço

Evento: Circuito de Cinema Seiva de Portas Abertas
Datas: 26 de julho (sábado), às 18h | 27 de julho (domingo), às 17h
Local: Rua Francisco Neri, 225 – Vila Ivonete
Entrada: gratuita

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: