Junto com o senador Tião Viana, ator quer implantar núcleo da Universidade do Circo em Rio Branco
Malabaristas, equilibristas, trapezistas, palhaços. O Marcos Frota Circo Show inicia nesta sexta-feira, 3, em Rio Branco, a primeira temporada no Acre, tendo escolhido o mês das crianças para contemplar o Estado com suas apresentações circenses com linguagem teatral. O circo é um núcleo itinerante da 1ª Universidade Livre do Circo no Brasil (Unicirco) e a idéia, idealizada pelo ator Marcos Frota e pelo senador Tião Viana, é deixar uma pequena semente da escola na Amazônia, criando um núcleo no Acre.
O circo é um complexo de duas lonas – uma para proteger o público do sol e da chuva e outra para abrigar a casa de espetáculos. A iluminação utilizada nas apresentações é teatral, o que promete uma atmosfera diferente dos circos comuns. O circo também não tem animais, o que reforça a formação teatral do espetáculo.
A Unicirco é um programa social que prepara uma nova geração de artistas de circo. O núcleo itinerante apresenta os resultados do trabalho desenvolvido. Mais de 400 jovens foram formados pela Universidade do Circo e encaminhados para fora do Brasil, onde o mercado é melhor. “Esse é um projeto do ator Marcos Frota, uma forma que ele encontrou para exercer sua cidadania, fazendo com que o circo ganhe espaço. Queremos acabar com essa idéia de circo brega e decadente”, disse André Marcelo, produtor executivo.
Todas as crianças do circo precisam estudar. “Nenhuma criança fica fora da escola. Essa é uma condição para participar do projeto. Antes de chegar à cidade, uma equipe do circo seleciona uma escola que possa atender os estudantes. Temos nove crianças estudando aqui”, disse André Marcelo.
“Somos todos brasileiros” vai interagir com artistas acreanos
O espetáculo Somos Todos Brasileiros será apresentado ao público no início de novembro. É mais uma ferramenta de inclusão social utilizada pelo ator Marcos Frota e trabalha com crianças portadoras de necessidades especiais. O programa é patrocinado pela Petrobras e a última apresentação foi na abertura do Parapanamericanos, no Rio de Janeiro.
“Esse é um espetáculo que trabalha a questão dos direitos humanos e vamos identificar em Rio Branco o primeiro núcleo da Universidade do Circo na Amazônia”, comentou Frota. Haverá essa integração na hora do show e uma possibilidade muito grande de implantar em Rio Branco o primeiro núcleo da Universidade do Circo na Amazônia.”
A expectativa em relação à temporada no Acre é muito grande. “Este é o mês da criança. Temos um espaço nobre reservado na cidade e o apoio do Governo do Estado, e vamos comemorar o aniversário de 19 anos do circo em Rio Branco. Com certeza será uma temporada histórica.”
Serviço – Na estréia, a apresentação será às 21 horas. No sábado haverá apresentações às 16h30, 18h30 e 20h30. No domingo e feriado, às 10h30, 16h30, 18h30 e 20h30. De segunda a sexta-feira, o espetáculo começa às 20h30
O ingresso custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada). Crianças até 2 anos não pagam. Pagam meia crianças de 2 a 10 anos, estudantes e idosos acima de 65 anos.
{gallery}MARCOSFROTACIRCO_SHOW{/gallery}