Ciosp divulga balanço de atendimentos

Aumentou o número de trotes para o Ciosp (Foto: Luciano Fontes/Secom
Aumentou o número de trotes para o Ciosp (Foto: Luciano Fontes/Secom

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) realizou o balanço das ligações recebidas  em sua central de atendimento. Em 2013, foi um total de 718.218 ligações, para os números que estão à disposição da população para situações de emergência: o 190 do atendimento da Polícia e 193 dos Bombeiros.

Deste total, foram geradas 112.666 ocorrências para a polícia e 5.647 para o Corpo de Bombeiros, totalizando 118.313 ocorrências atendidas, no ano passado. O delegado Henrique Ferreira comenta que há usuários que confundem esses números com o número do Disque Denúncia (181 e 197). “São situações diferentes, quando ligam para o Disque Denúncia, são casos que serão averiguados com investigação e quando ligam para o 190 a viatura irá imediatamente para ocorrência”.

Os dados registram ainda o crescimento do número de trotes, uma preocupação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Em 2012, foram 12.362 trotes e em 2013, 16.398, um aumento de 32,54%. Ligações de engano e também brincadeiras infantis são detectadas ainda na recepção da ligação do Ciosp, que ao realizar o protocolo de atendimento frustram essas tentativas negativas.

“Há cidadãos que reclamam do tempo do atendimento do Ciosp, no entanto, temos uma equipe treinada que recolhem  todas as informações necessárias, evitando trotes e também reunindo informações para dar suporte para as viaturas chegarem com mais rapidez para atender os cidadãos”, explica o delegado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter