No último sábado, Francisco Alves de Souza caiu do cavalo enquanto trabalhava no campo. Com suspeita de fratura na coluna cervical, teria que viajar quase dois dias em busca de tratamento. Mas, na tarde de segunda, 18, os familiares fizeram contato com o Samu, que, prontamente, embarcou um médico no helicóptero Harpia 01, popularmente conhecido como Comandante João Donato, pertencente à Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Preparada para atuar na área da saúde graças ao convênio firmado entre o Ciopaer e Samu, a aeronave se deslocou em direção à Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, no Seringal São Francisco de Iracema, que fica distante 70 quilômetros de Rio Branco e resgatou Francisco de Souza em menos de uma hora.
“Ainda bem. Eu mal conseguia imaginar meu pai, que estava sentindo tanta dor, viajando um dia e meio de barco, mais oito horas de caminhada e ainda pegar um carro até Xapuri para receber atendimento. Seriam quase dois dias de sofrimento até receber tratamento” desabafou André, filho da vítima, ao saber que o pai não precisaria mais fazer aquela longa viagem e que, graças ao helicóptero, em pouco tempo, Francisco estaria sendo socorrido no Huerb (Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco).