Cinquenta e cinco famílias do ramal do Amapá, em Rio branco, recebem donativos do governo do Acre

Em decorrência da cheia do Rio Acre, um total de 55 famílias da comunidade rural do Ramal do Amapá, que fica localizada em Rio Branco, receberam insumos do governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), nesta terça-feira, 5.

Cheia do rio afetou comunidade rural de 55 famílias do ramal do Amapá, Foto: Carolina Torres/Secom

A situação enfrentada pela comunidade na Estrada do Amapá é preocupante, pois as famílias estão enfrentando não apenas o isolamento causado pelas enchentes no local há mais de dez dias, mas também a perda de suas fontes de subsistência devido aos danos causados às suas plantações na agricultura familiar.

Assistentes Sociais colhem informações de famílias para políticas públicas futuras. Foto: Carolina Torres/Secom

Com o objetivo de amenizar a situação das famílias, a SEASDH entregou a cada família uma cesta básica e uma garrafa de água de 2 litros. Além disso, também foram feitos relatórios de entrega dos benefícios emergenciais, que registram e colhem informações para novas ações da secretaria.

Entregas foram realizadas pela SEASDH. Foto: Carolina Torres/Secom

Embora a estrutura de suas casas ainda não tenha sido afetada, os meios de sustento dessas famílias foram severamente prejudicados, representando um desafio significativo para sua sobrevivência e bem-estar futuro. 

Produtor rural relata impactos causados pelas enchentes. Foto: Carolina Torre/Secom

“Aqui tem criação de galinha, produção de macaxeira e tem muitas pessoas que vivem disso. E foram afetadas diretamente e de forma indireta também pela água”, explica o produtor rural Francisco Antunes.  

Segundo a secretária da pasta, Maria Zilmar da Rocha, a equipe da assistência social está averiguando a situação das famílias e realizando levantamentos cadastrais para poder trazer um suporte por meio do governo do Estado, da SEASDH e das outras secretarias.

Secretária da SEASDH esteve no local observando situação da população do ramal do Amapá. Foto: Carolina Torres/Secom

“Estamos trazendo esse suporte de água potável com suplementação alimentar para que eles possam estar mais seguros durante esse processo de isolamento por conta da cheia do Rio Acre”, destacou a secretária.

Representante da associação de moradores explica situação da área isolada. Foto: Carolina Torres/Secom

A representante da associação de moradores do ramal, Maria do Socorro do Nascimento, destacou os impactos causados pelas águas: “Tem muitas pessoas que trabalham e estão se locomovendo por meio das canoas para ir trabalhar. Uns são autônomos, outros são agricultores. E trabalham com hortaliças e outras outras coisas”.

Lago do Amapá também provoca inundação da zona rural. Foto: Carolina Torres/Secom

“Então eu só tenho a agradecer desde já o empenho de vocês todos, a equipe está de parabéns, eu só tenho a agradecer a todos vocês pelo o apoio que foi feito e vocês que estão aqui presentes para nos ajudar”, finaliza Maria do Socorro.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter