Cinema acreano é destaque na TV Aldeia

diversos_413

A TV Aldeia apresenta, do dia 19 a 25 de março, a partir das 23 horas, o Festival Asacine. São sete produções do cinema acreano, selecionadas por Adalberto Queiroz, presidente da Associação Acreana de Cinema (Asacine).

Será apresentado o clássico ‘Rosinha, a Rainha do Sertão’. Rodado em 1974 numa filmadora Super 8 mm, o segundo filme produzido pelos Jovens Cineastas Acreanos, o Ecaja, foi remasterizado e digitalizado e resulta de um roteiro de João Batista, o Teixeirinha do Acre.

Na década de 1980 foi fundada a Asacine – na época, o filme de película já estava perdendo espaço para a inovação do momento: as fitas em VHS. A câmera e as fitas eram caras, e por esse motivo houve uma lacuna nas produções cinematográficas no período de 1982 a 1986. A câmera filmadora só foi adquirida pelo grupo em 1987.

Alguns dos filmes produzidos a partir daí também farão parte da programação do Festival Asacine. ‘Marcas’, de Laurêncio Lopes, foi produzido em 1988 e narra a vida de um jovem que vem de uma cidade para outra em busca aventuras. Ganhou o primeiro lugar no V Festival Acreano de Vídeo de 2003.

Questionamentos sobre a corrupção e sedução de menores até a década de 1980 serão apresentados em ‘Coisas da Vida’, de Adalberto Queiroz.  Também dele será apresentado ‘Amor Fingido’, uma incursão pelo universo das controvérsias amorosas do cotidiano popular, a partir da visão do poeta Raimundo Alves.

O casamento de uma jovem estudante com um homem mais velho é o enredo de ‘Traição’. Já ‘Menina Mãe’ apresenta Simone, uma estudante do ensino fundamental que enfrenta o drama de uma gravidez indesejada na adolescência. O último filme do festival irá ao ar no dia 25: ‘Que Droga é Essa’ traz uma diversidade de problemas sociais enfrentados nas periferias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter