Cine+Cultura Hélio Melo exibe Falcão Meninos do Tráfico

Sessão especial terá participação de Rodrigo Felha, que assina a direção de fotografia

falco2.jpg

Rodrigo Felha, assina a direção de fotografia e está em Rio Branco para intercâmbio sobre produção de audiovisual (Foto: Divulgação)

O Circuito Documentário exibe em sessão especial  Falcão – Meninos do Tráfico, de MV Bill e Celso Athayde no Cine+Cultura Hélio Melo, dia 18, quarta-feira, às 19 horas. Após a sessão haverá debate com a participação de Rodrigo Felha, câmera e diretor de fotografia do documentário. Felha, que está em Rio Branco fazendo a edição de O Mergulho (ganhador do DOCTV 2008) de Sílvio Margarido, abordará assuntos referentes à linguagem cinematográfica, produção e ações da CUFA na área do audiovisual.

Falcão – Meninos do Tráfico foi produzido pelo rapper MV Bill, pelo seu empresário Celso Athayde e pelo centro de audiovisual da Central Única das Favelas (CUFA).  O filme retrata o cotidiano de jovens de favelas brasileiras que trabalham no chamado círculo da narcocultura. O documentário produzido entre 1998 e 2006 durante a visita dos produtores a diversas comunidades pobres do Brasil, registrando em 90 horas na maioria do tempo em forma digital, e um pouco em VHS. O resultado apresenta a possibilidade de um jovem da comunidade utilizar um material audiovisual de impacto, para educar outras camadas sociais que se crêem isoladas e distantes daquela realidade.

O nome do documentário é em razão do termo "falcão" usado nas favelas, que designa aquele cuja tarefa é vigiar a comunidade e informar quando a polícia ou algum grupo inimigo se aproxima.

O Circuito Documentário é uma realização da ABDeC/AC em parceria com o Governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour

Sobre Rodrigo Felha – Ex- aluno do curso de audiovisual da Cufa, teve logo de cara como seu primeiro desafio no cinema o documentário "Falcão – Meninos do tráfico", onde atuou como produtor e câmera. Na seqüência passou a coordenar o núcleo audiovisual da Cidade de Deus onde dirigiu e produziu diversos clipes, ficções, institucionais e documentários em conjunto com alunos formandos. Durante quatro anos registrou a trajetória do bloco carnavalesco Coroado de Jacarepaguá, sua luta e preparação para o desfile. Este documentário tem previsão de lançamento em 2009. Felha, que é diretor de audiovisual da Central Única de Favelas, Cidade de Deus/RJ foi convidado por Cacá Diegues a dirigir um dos cinco episódios do projeto "Cinco vezes favela – agora por eles mesmos", que pretende levar aos cinemas a visão da favela pelos olhos de seus próprios habitantes.

Serviço: Cine+Cultura Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Tel.: 3224-2133 – Entrada franca

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter