Cineclube exibe filme concorrente ao Oscar e tem sucesso de público

cineclube op3
Cerca de 200 pessoas estiveram presente à primeira sessão, e 150 na segunda (Foto: cedida)

Os apreciadores da sétima arte têm há seis anos a opção de assistir gratuitamente a filmes que não são exibidos em circuito nacional. A iniciativa faz parte do Cineclube Opiniões, grupo que tem a proposta de apresentar obras cinematográficas que trazem temáticas sociais, oferecendo debates após cada sessão.

cineclube op
O Cineclube Opiniões existe desde 2010 (Foto: Cedida)

No último sábado, 20, o coletivo apresentou o filme A Garota Dinamarquesa, do diretor inglês Tom Hoopper. Por ser uma das grandes apostas do Oscar 2016, a sessão recebeu um público recorde, com cerca de 200 pessoas presentes. Após pedidos dos que não conseguiram vaga, outra sessão foi marcada para o domingo, 21, onde 150 compareceram.

O evento ainda contou com a presença dos convidados Samyr Farias e Bruna Rubby, que debateram sobre o filme, questões de gênero e preconceito, entre outros.

De acordo com um dos coordenadores do Cineclube Opiniões, Felipe Pereira, o público já havia pedido diversas vezes que este filme fosse exibido, e que eles já esperavam o grande público.

“O evento que fizemos no Facebook teve a confirmação de muita gente, mas mesmo assim, nos surpreendemos com a quantidade. Essa também foi a primeira vez que fizemos uma sessão especial no domingo”, conta.

Para o estudante Carlos Alexandre Silva, prestigiar a exibição foi de grande relevância para o público acreano. “Como a única sala de cinema comercial não trouxe este filme, foi maravilhoso o cineclube ter proporcionado essa chance de podermos assistir, e o melhor, gratuitamente. O debate que fizeram depois fechou com chave de ouro”, destaca.

O filme

A Garota Dinamarquesa conta a história de Lili Elbe, que nasceu como Einar Mogens, renomado artista plástico dinamarquês. Ela foi a primeira pessoa a passar por cirurgia de mudança de sexo no mundo. Ao longo da história, a obra ainda retrata o relacionamento de Einer com Gerda, com quem era casado, antes e durante a transição.

O longa concorre em quatro categorias do Oscar: melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor figurino e design de produção.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter