Nesta terça-feira, 14, três cidades acreanas completam 37 anos de emancipação política e administrativa. Assis Brasil, Senador Guiomard e Manoel Urbano estão recebendo vários investimentos em infraestrutura, saúde e educação, vários convênios foram assinados e os trabalhos já estão em execução.
Assis Brasil está localizada em um dos pontos extremos do país, situada no ponto exato de encontro das fronteiras do Brasil, Peru e Bolívia. Quando foi fundado por três irmãos maranhenses, em 1908, Assis Brasil se chamava Seringal Paraguaçu, só em 1958 passou a se chamar Vila Assis Brasil. Com a constituição Acreana em 1963, teve o território desmembrado do município de Brasileia, mas só teve um governo municipal em 14 de maio de 1976, data que se comemora o aniversário da cidade.
Localizado às margens do Rio Purus, Manoel Urbano também teve outros nomes antes do atual, se chamou Seringal Nazaré e em 1936 nascia a Vila Castelo. Já em 1943 a vila passou a se chamar Manoel Urbano. Com plena autonomia política em 1976, a cidade foi um dos cinco novos municípios acreanos com a constituição de 1963.
Conhecida como a cidade do amendoim, Senador Guiomard começou a ser habitada em 1946 pelas famílias dos operários que trabalharam na abertura da BR 317. Em 1963 passou a se chamar Senador Guiomard, em homenagem ao político responsável pela transformação do Território Federal em Estado do Acre. Em 14 de maio de 1976, com território desmembrado das terras de Rio Branco, Senador Guiomard passou a ter autonomia política e administrativa com a nomeação de seu primeiro prefeito.