Cidade do Povo: governo inicia obras do maior projeto habitacional da história do Acre

O governador Tião Viana lançou nesta terça-feira o início das obras da Cidade do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana lançou nesta terça-feira o início das obras da Cidade do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A história habitacional do Acre ganhou nesta terça-feira, 26, um novo capítulo depois que o governador Tião Viana e o vice-governador César Messias assinaram a ordem de serviço autorizando o início das obras da Cidade do Povo, que concentrará mais de 10.600 unidades habitacionais numa mesma área.

Leia mais

Saiba mais sobre a Cidade do Povo

O ato aconteceu na BR-364, quilômetro 5, local onde será construída a primeira cidade planejada do Estado.

O secretário de Obras do Estado, Wolvenar Camargo, explicou que há nove meses iniciaram-se os trabalhos para as obras desse empreendimento. Camargo observa que será um bairro dentro de Rio Branco com dimensões de uma cidade, por isso foi nominado Cidade do Povo.

O secretário de Obras do Estado, Wolvenar Camargo, explicou que há nove meses iniciaram os trabalhos para as obras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O secretário de Obras do Estado, Wolvenar Camargo, explicou que há nove meses se iniciaram os trabalhos para as obras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Aqui serão construídas 10.600 unidades habitacionais. Vamos poder tirar as famílias que moram nas áreas mais baixas da cidade, onde alagam, para poderem vir a um local seguro. O governador Tião Viana está de parabéns por poder iniciar essa obra tão importante para a população da cidade de Rio Branco”, disse o secretário de Obras.

Cidade Sustentável

Tião Viana ressalta que o início das obras da Cidade do Povo é um momento histórico para o Estado e por meio desse projeto o Acre vive seu maior programa habitacional – de acordo com ele, certamente figura na lista dos maiores programas habitacionais, em termos de proporções, do Brasil.

Estou muito orgulhoso porque este é um marco definitivo. O Acre agora começa a zerar o déficit habitacional”, declarou Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Estou muito orgulhoso porque este é um marco definitivo. O Acre agora começa a zerar o déficit habitacional”, declarou Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“O mais importante de tudo é que a primeira cidade sustentável da Amazônia será erguida nesse ambiente, que terá 50 mil pessoas vivendo aqui – com responsabilidade ambiental, integrando perfis sociais de pessoas que não podem pagar nada, até servidores públicos. Estou muito orgulhoso porque este é um marco definitivo. O Acre agora começa a zerar o déficit habitacional”, declarou Tião Viana.

Para o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o empreendimento é inovador e está entre os mais importantes projetos executados pelo governo do Estado.

Vista aérea do local aonde será construída a Cidade do Povo em Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Vista aérea do local onde será construída a Cidade do Povo em Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“É uma cidade sustentável que obedece a todos os requisitos da legislação ambiental. A gente vai ter um modelo de habitação com todos os cuidados da habitabilidade, o que é muito mais importante do que somente a casa. A habitabilidade é ter a estrutura necessária, como ruas, escolas”, detalha o prefeito.

Para o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o empreendimento é inovador e está entre os mais importantes projetos executado pelo Governo do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o empreendimento é inovador e está entre os mais importantes projetos executado pelo governo do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Angelim afirmou que, como prefeito da cidade de Rio Branco, reconhece que esse é mais um presente que o município recebe do governo, graças à parceria entre Estado e município.

O secretário de Habitação do Acre, Aurélio Cruz, complementa a explicação de Angelim dizendo que o diferencial é que o empreendimento possui todas as soluções necessárias para habitabilidade que englobam não apenas a obras, mas a solução para as necessidades das famílias que viverão no local.

Processo de seleção para moradores

De acordo com Cruz, o processo para selecionar as famílias que viverão na Cidade do Povo deverá começar nesse segundo momento, após o início das obras. “O levantamento fará parte de um cronograma”, diz.

A Cidade do Povo é contará com ampla infraestrutura para os seus moradores (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Cidade do Povo contará com ampla infraestrutura para os seus moradores 

 

Porém, o secretário de Habitação assegura que entre as prioridades estão famílias de baixa renda, famílias que vivem em áreas de risco e servidores públicos.

De acordo com Aurélio Cruz, o processo para selecionar as famílias que viverão na Cidade do Povo será iniciado logo após o início das obras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

De acordo com Aurélio Cruz, o processo para selecionar as famílias que viverão na Cidade do Povo será iniciado logo após o início das obras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Nós temos um terço do total do empreendimento que será destinado às famílias que foram atingidas pela última enchente, e outra parte será destinada às famílias com renda de até 1.600 reais que buscam a realização do sonho da casa própria”, frisa o secretário de Habitação.

Impulso na construção civil

Na Cidade do Povo será construída toda a infraestrutura necessária para que moradores não precisem sair do bairro
Na Cidade do Povo será construída toda a infraestrutura necessária para que moradores não precisem sair do bairro
Na Cidade do Povo será construída toda a infraestrutura necessária para que moradores não precisem sair do bairro

Na Cidade do Povo será construída toda a infraestrutura necessária para que moradores não precisem sair do bairro

Antes mesmo de as 10.600 unidades habitacionais ficarem prontas e serem entregues aos moradores, a obra trará benefícios para o Estado. O setor da construção civil deve abrir vagas de emprego, e com isso será gerada renda no Estado. O presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscom), Carlos Afonso, frisou que a Cidade do Povo é uma oportunidade que a construção civil do Acre tem para mostrar seu potencial.

“Esse é um empreendimento que vai alavancar a construção civil do Acre. Sabemos que no nosso Estado a construção civil representa muito para o desenvolvimento. Nós parabenizamos o governo do Estado por essa iniciativa, por esse arrojo e determinação, por acreditar num empreendimento dessa envergadura”, afirmou o presidente do Sinduscom.

Carlos Afonso fez um chamamento aos trabalhadores e empresários do setor de construção civil para que juntos possam mostrar ao Acre e ao Brasil que a categoria que atua no Estado é capaz de atuar em grandes projetos como o Cidade do Povo.

Legislativo apoia empreendimento

Deputados estaduais e vereadores participaram da cerimônia que marcou o início das obras da Cidade do Povo. Estavam presentes os deputados Élson Santiago, presidente da Assembleia Legislativa; Moisés Diniz, líder do governo na Aleac; Geraldo Pereira, Ney Amorim, Maria Antônia, Jonas Lima, Edvaldo Souza, Eduardo Farias, e os vereadores Juracy Nogueira, presidente da Câmara de Rio Branco; Gabriel Forneck, Marcelo Jucá, Roger Correa e Raimundo Vaz.

"Nós parabenizamos o Governo do Estado por essa iniciativa, por esse arrojo e determinação, por acreditar num empreendimento dessa envergadura”, afirmou o presidente do Sinduscom, Carlos Afonso (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Nós parabenizamos o governo do Estado por essa iniciativa, por esse arrojo e determinação, por acreditar num empreendimento dessa envergadura”, afirmou o presidente do Sinduscom, Carlos Afonso (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O deputado Jonas Lima revelou que estava emocionado em participar de um ato que, na visão dele, vai mudar a vida de milhares de famílias. Lima lembrou que, quando o projeto da Cidade do Povo chegou à Assembleia Legislativa, parlamentares de oposição foram contra a proposta.

“Vi o movimento que fizeram contra a Cidade do Povo, e hoje a gente está aqui, vendo essa festa acontecer, sabendo que muitos torceram para que a licença não saísse. Mas hoje quem ganha é o povo do Acre”, comentou Jonas Lima.

Começou nesta terça-feira, 26, os trabalhos para a construção de um dos maiores projetos do Governo do Estado, a Cidade do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Começaram nesta terça-feira, 26, os trabalhos para a construção de um dos maiores projetos do governo do Estado: a Cidade do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Geraldo Pereira, líder do Partido dos Trabalhadores na Aleac, disse que o empreendimento será importante para a reorganização de Rio Branco. Ele pontua que a cidade propiciará a interação entre pessoas de vários níveis sociais. “De forma que essa será uma cidade democrática”, avalia Pereira.

{xtypo_rounded2}Cidade do Povo

Investimento superior a R$ 1 bilhão

Atenderá famílias com renda de zero a R$ 5 mil

10.659 unidades habitacionais

População estimada em 50 mil moradores

Capacidade para ser o terceiro maior município do Estado

Geração de mais de 7 mil empregos (diretos e indiretos)

70% da obra constitui-se de áreas públicas (praças, escolas, creches…)

3.300 unidades habitacionais destinadas a famílias que vivem em áreas de risco

Perspectiva de entrega de 1.000 casas até o fim deste ano.

{/xtypo_rounded2}

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter