Cidade do Povo e obras de saneamento são temas de encontro com moradores

O encontro teve por objetivo, explicar para a população todo o processo e benefícios das obras de saneamento integrado do Programa de Aceleração e Crescimento (Foto: Cedida)

Encontro teve por objetivo explicar para a população todo o processo e benefícios das obras de saneamento integrado do Programa de Aceleração e Crescimento (Foto: Cedida)

Representantes do governo do Estado, o secretário de Obras Públicas, Leonardo Neder, e o secretário de Habitação, Rostênio Ferreira, juntamente com suas equipes, realizaram na noite de quinta-feira, 10, um encontro com os moradores do bairro Baixada do Habitasa.

A reunião foi realizada na Escola Georgete Kalume e teve por objetivo explicar para a população todo o processo e benefícios das obras de saneamento integrado do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC 2) em andamento no local. Na ocasião, o projeto Cidade do Povo foi apresentado detalhadamente, inclusive com ilustração de imagens aéreas atualizadas que evidenciam o avanço atual das obras.

“Hoje o nosso propósito aqui é dialogar com vocês e apresentar a proposta do governo do Estado que visa trazer melhorias de vida para todos por meio de uma habitação digna”, destacou Rostênio. O secretário de Habitação disse ainda que, com as obras, será possível garantir que os moradores não irão mais sofrer com os prejuízos das alagações, pois com essa ação todos os que estiverem dentro do polígono de intervenção passarão a viver numa área totalmente urbanizada ou, se for o caso, serão realocados para empreendimentos adequados.

Durante a apresentação dos projetos, o secretário de Obras mencionou a importância da realização dos serviços locais, pois irão garantir a qualidade na implantação de água, esgoto, drenagem e pavimentação. “É o maior presente que o governo está dando para a Baixada do Habitasa, tanto para aquelas pessoas que irão permanecer no local quanto para aquelas que irão precisar ser realocadas. Alguns espaços, infelizmente, continuarão alagando, pois não temos como intervir, mas a maior parte do transtorno será evitada, com a remoção e realocação das famílias”, enfatizou Neder.

O secretário apresentou detalhadamente o projeto Cidade do Povo e seus avanços nesta etapa das obras. Ele mencionou toda a infraestrutura de que o local irá dispor, pois, além das casas, diversos equipamentos públicos também já estão em execução.

As donas de casa Maria Alves e Maria Leuda Lima estão esperançosas quanto a realização das obras no local (Foto: Cedida)

As donas de casa Maria Alves e Maria Leuda Lima estão esperançosas quanto à realização das obras no local (Foto: Cedida)

As donas de casa Maria Alves e Maria Leuda Lima estão esperançosas quanto à realização das obras no local. “Eu moro há 17 anos aqui no bairro e já perdi muita coisa na alagação. É um sentimento de humilhação ter que carregar minhas coisas para um lado e outro, sem contar que tenho um filho especial, tudo fica mais difícil. Mas agora, com essas obras, a gente tem fé de que tudo vai mudar e estamos muito felizes”, disse Maria Alves.

Maria Leuda também lembra que nem precisa da época das cheias do rio para que as águas cheguem à altura do joelho na sua rua – basta uma simples chuva. “Hoje mesmo foi assim. Mas nós estamos muito felizes em saber que o governo já está fazendo alguma coisa pela gente. Só de ver as imagens eu já fiquei ansiosa para morar num lugar maravilhoso como a Cidade do Povo”, disse.

A moradora Paulina Bernardina de Souza também sonha com a vida digna que os filhos passarão a ter após as intervenções. “A gente vai poder contar com creche, posto de saúde, uma segurança melhor. É uma vida que antes a gente pensava que tão cedo não teria, e agora esse sonho está perto de se realizar”, concluiu a moradora.

Entenda as Obras de Saneamento Integrado do PAC 2

O governo do Estado, juntamente com o Ministério das Cidades, investe cerca de R$ 21 milhões em obras de urbanização, que são realizadas em duas fases – uma na Baixada do Habitasa e outra no fim da Cadeia Velha. O objetivo do governo, além de urbanizar os locais, é incluir um parque ambiental recreativo, trazendo novos cenários para o dia a dia de milhares de famílias que vivem no local.

Os serviços de urbanização incluem drenagem, terraplanagem, pavimentação e abertura de ruas, rede de água, esgoto e paisagismo, além da construção de campos de futebol, área para jogos de mesa, calçadas, parques infantis, bancos e ciclovias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter