Nesta segunda-feira, 24, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), esteve presente no VIII Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), ocorrido em São Paulo, para apresentar o projeto Cidade do Povo. O evento, que acontece de 24 a 27 de setembro, contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e tem a participação de grandes nomes da engenharia, além de órgãos públicos, entidades e construtoras de todo o país.
Na ocasião, o secretário de Obras Públicas, Wolvenar Camargo Filho, demonstrou as vastas dimensões e o caráter inovador do projeto. Em sua fala, salientou o objetivo de sanar o déficit habitacional no Estado, edificando mais de 10 mil casas num bairro totalmente planejado com aparelhos de infraestrutura, saúde, educação e lazer. “O governo do Estado do Acre já iniciou as etapas das obras que devem preceder a realização desse sonho. A Cidade do Povo é um projeto grandioso, totalmente voltado para o crescimento do Estado, sobretudo para a melhoria de vida da população”, disse Wolvenar.
A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), presidida por Murilo Celso de Campos, está à frente da realização do congresso. Campos afirma que no Brasil não existe projeto similar à Cidade do Povo e o classifica como “formidável”. De acordo com ele, a iniciativa precisa ser divulgada por todo o país. “E é com satisfação que a FNE serve como porta-voz dessa proposta de infraestrutura habitacional inédita.”
Para o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre, Tião Fonseca, a Cidade do Povo foi escolhida para representar o Estado no Conse por ser um dos modelos de habitação mais ousados e completos do país: “Não há dúvida de que o projeto irá revolucionar o Estado do Acre, pois vai muito além da proposta de infraestrutura básica que comumente é apresentada nos projetos habitacionais”.
O projeto tem sido destaque por seu potencial e ousadia e vem conquistando o interesse de âmbito nacional, como do governo federal, entidades de classes, organizações ambientais, instituições financeiras e federações.