A Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), juntamente com o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHUD) e o Ministério das Cidades, realizaram, nos dias 24 e 25 deste mês, na cidade de Salvador (BA), um encontro técnico para debater questões relacionadas à habitação em todo o país.
Dos temas abordados, destacaram-se o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), principais pendências do Programa “Minha Casa Minha Vida” e o Fundo de Arrendamento Residencial e Oferta Pública para municípios abaixo de 50 mil habitantes, além da troca de experiências e elaboração da Nota Técnica.
No primeiro dia de encontro, na apresentação dos trabalhos técnicos, o Acre foi citado pelo conselheiro do Conselho Curador do FGTS, Paulo de Carvalho, como Estado exemplo de implantação de políticas públicas voltadas para a habitação.
O Cidade do Povo foi apresentado como projeto habitacional modelo para o país, principalmente no que diz respeito ao cuidado com o trabalhador e à geração de emprego e renda, visto por todos como um projeto habitacional com sustentabilidade econômica e ambiental.
O secretário de Estado de Habitação, Rostenio Sousa, participou do encontro e foi convidado pelo presidente da ABC, Mounir Chaowiche, para fazer uma apresentação formal do projeto Cidade do Povo no próximo Fórum Nacional de Habitação, que será realizado em março de 2014.
Para Rostenio Sousa, o encontro foi de grande importância para os agentes públicos de habitação, que puderam compartilhar ações que irão ajudar a aperfeiçoar os programas habitacionais em todo o país. Sousa falou ainda sobre o destaque dado ao Cidade do Povo durante o encontro.
“É um orgulho poder mostrar o maior projeto habitacional do Acre, o Cidade do Povo, para todo o país. Somos destaque e modelo a ser seguido. A expectativa agora é apresentar a iniciativa no Fórum Nacional de Habitação no ano que vem”, disse.