Cicleata e plantio de mudas marcam a Hora do Planeta no Acre

A primeira parada foi no Palácio Rio Branco, que ficou com as luzes apagadas por uma hora (Foto: Angela Peres Secom)
A primeira parada foi no Palácio Rio Branco, que ficou com as luzes apagadas por uma hora (Foto: Angela Peres Secom)

Uma hora para chamar a atenção do mundo para os hábitos individuais de consumo. Esse é o objetivo da Hora do Planeta, movimento que existe desde 2007 e nesta edição contou com a participação de mais de 190 cidades brasileiras. Na noite do último sábado, 19, o World Wide Fund for Nature (WWF) Brasil promoveu mais uma edição do movimento em todo o país.

“Trata-se de um ato simbólico que conta com a adesão de diversos setores da sociedade civil, pelo qual queremos chamar a atenção das pessoas não somente para a questão das mudanças climáticas, mas também para a atitude de todos nós em relação ao meio ambiente”, explicou o analista de conservação da WWF Brasil, escritório do Acre, Lucas Silva.

Em parceria com o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco, o ato foi realizado na capital acreana e cuja programação teve início com a participação de 50 pessoas, numa cicleata que percorreu as ruas do centro de Rio Branco, parando em frente ao palácio e à prefeitura.

Esses dois prédios públicos mantiveram as luzes apagadas de 20h30 às 21h30, como orienta o regulamento do evento. Os ciclistas também plantaram algumas mudas de espécies florestais em uma área do Parque da Maternidade.

Os ciclistas plantaram espécies florestais em uma área do Parque da Maternidade (Foto: Angela Peres Secom)
Os ciclistas plantaram espécies florestais em uma área do Parque da Maternidade (Foto: Angela Peres Secom)

O representante da Associação Ciclovida na Floresta, Valden Rocha, destaca a importância da bicicleta na manutenção do meio ambiente nas cidades.

“A bicicleta é um símbolo ambiental, porque representa a utilização dos espaços urbanos de uma forma mais eficiente, não polui, faz bem à saúde de cada usuário e também contribui para a saúde pública. E este é um momento bacana de chamar a atenção do mundo para nossas condições de vida em relação ao planeta, e a bicicleta é exatamente isso”, disse.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o governo também tem o papel de alertar os cidadãos sobre as ações individuais. “Desde que o Brasil participa da Hora do Planeta, nós aqui no Acre também apoiamos o movimento. O governo do Estado tem um projeto que vislumbra a conservação das nossas florestas com base numa economia verde, e temos alcançado bons resultados, mas também precisamos estar ao lado dos cidadãos, incentivando as boas práticas individuais”, ressaltou.

O evento terminou com o show da banda Os Descordantes, na Concha Acústica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter