Cicleata e movimentos culturais marcam o Dia Mundial Sem Carro

Agentes educativos do Detran estiveram no Cacimbão da Capoeira (Foto: Igor Martins)

Agentes educativos do Detran estiveram no Cacimbão da Capoeira (Foto: Igor Martins)

Dando continuidade às ações da Semana Nacional de Trânsito e em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, foi realizada no domingo, 22 uma cicleata em parceria com a Associação dos Ciclistas do Acre (Acac). O movimento teve início em algumas cidades europeias, ainda no século 20, e vem se espalhando pelo mundo.

A diretora do Detran, Sawana Carvalho, participou do evento e destacou a importância de transportes alternativos, como a própria bicicleta no dia a dia do trânsito. “Rio Branco a cada ano vem aderindo às manifestações desse dia, de forma tímida ainda, mas já estamos conseguindo fazer com que o cidadão reflita sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis para o deslocamento. Precisamos dividir, em vez de sair cada um no seu veículo, podemos sair juntos de casa, seja para trabalho, estudo ou lazer”, disse.

Para o presidente da Associação dos Ciclistas do Acre, Valden Rocha, além de chamar a atenção para a bicicleta como meio de transporte, a data também mostra o veículo como forma de exercício. “Permite a prática de atividade física, tirando a pessoa do sedentarismo, auxiliando na boa saúde das pessoas”, relata.

Educação de Trânsito participa de atividades culturais no cacimbão

“Sua majestade, o pedestre” foi uma das campanhas levadas ao Cacimbão (Foto: Igor Martins)

“Sua majestade, o pedestre” foi uma das campanhas levadas ao Cacimbão (Foto: Igor Martins)

Quinzenalmente o cacimbão da Capoeira recebe o movimento coletivo, idealizado pelos produtores culturais Alessandro Ferreira, George Naylor, Regina Maciel, Saulo Machado, entre outros.

Especialmente neste domingo, para se somar as atividades realizadas no local, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio de sua coordenação de Educação de Trânsito, esteve presente com a campanha “Sua Majestade, o Pedestre”. O trabalho consiste em levar as pessoas a refletirem sobre a fragilidade do pedestre nas vias.

“Essa ação está sendo realizada simultaneamente em vários Detrans do Brasil, o objetivo maior é mostrar que o respeito ao pedestre tem que ser soberano, afinal, em alguma hora do dia, todos somos pedestres”, enfatiza Sawana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter