A Companhia Estadual de Trânsito (Ciatran) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 14, com representantes dos órgãos que compõem a Operação Cumprindo a Lei. Na ocasião os representantes do Ministério Público, RBTrans, Detran e Ciatran traçaram metas e planos para a execução da segunda fase da operação.
A “Operação Cumprindo a Lei” teve inicio no mês passado com a integração de vários órgãos do Estado, objetivando fiscalizar o transporte irregular de passageiros em carros e motos em Rio Branco.
A operação, dividida em várias etapas, será contínua. Nesta segunda fase, o comandante da Ciatran, major Márcio Alves, está coordenando a Operação, que segundo ele será responsável pela consolidação e manutenção das ações de combate ao exercício ilegal da função de condutores de veículos que realizam transporte remunerado de passageiros e sem autorização.
As ações de fiscalização pretendem se intensificar na próxima semana em períodos alternados devido à data do calendário do pagamento de dezembro e 13º salário dos servidores públicos.
Em quatro dias de operação, foram apreendidos dez veículos, que foram encaminhados ao pátio do Detran e ainda lavrado o flagrante de todos os condutores, que vão responder por contravenção penal e infração de trânsito no Art. 231, VIII, do CTB.
“A operação tem surtido efeito positivo, pois temos visto nas ruas de Rio Branco a diminuição drástica desse tipo de transporte de passageiros irregular”, destacou Márcio Alves.