Iniciativa visa trabalhar consciência de futuros condutores
A Polícia Rodoviária Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte e o Detran, realizou na tarde de quinta-feira, 20, abertura do Projeto Trânsito na Escola. O evento contou com a participação dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Leôncio de Carvalho.
O objetivo do projeto é atender todos os alunos do ensino médio das escolas públicas e estaduais de Rio Branco. Nesse primeiro momento, será executado com os alunos da Escola Leôncio de Carvalho, quando serão ministradas instruções de trânsito por agentes da Ciatran, com temas voltados ao uso de álcool e drogas. Também serão realizadas com os alunos visitas a instituições como Samu, Detran e Ciatran, além de uma passeata pela paz no trânsito com todas as turmas de ensino médio da escola.
“Milhares de vidas estão sendo ceifadas por conta da violência no trânsito. Este ano, o número de vítimas fatais já ultrapassou a do ano passado, e isso não são apenas números. Desejamos que, por meio desse projeto, vocês, adolescentes, que serão os futuros condutores, conscientizem-se sobre a educação no trânsito, para que no futuro mais famílias não sejam prejudicadas”, destacou o comandante da Companhia de Trânsito, major Márcio, da Polícia Militar, durante o discurso de abertura.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, acredita que educar os futuros condutores é uma forma de garantir um porvir mais seguro nas vias públicas. “A [escola] Leôncio de Carvalho fica em uma zona da cidade em que ocorrem muitos acidentes, a rodovia AC-40. Portanto, é iminente a realização de um trabalho nessa região. Para a expansão das atividades em outras escolas da capital, a Companhia de Trânsito tem nosso total apoio”, destacou.
Para a estudante Alessandra Lima, 16, tudo que foi exposto demonstra a relevância das ações para agregar condutas corretas ao trânsito. “Vai ser um projeto muito importante, pois vai ajudar diversos alunos que estão prestes a iniciar o processo de habilitação”, completa.
O projeto
“Trânsito na Escola” vem ao encontro de uma realidade atual, que é o crescente envolvimento de jovens em acidentes de trânsito no Acre e em todo o país. Essas colisões acabam por tirar vidas, vitimar com lesões irreversíveis, além de gerar um gasto aos cofres públicos em atenção a esses feridos, o que poderia ser convertido em investimentos para educação ou amparo a outras doenças. Além disso, condutores têm demonstrado displicência com as regras e condutas de trânsito.
Assim, as ações do projeto têm o intuito de desenvolver posturas e atitudes que visem a segurança nas vias públicas, propiciando aos alunos do ensino médio o conhecimento a respeito dos perigos resultantes do uso de drogas, em especial o consumo de álcool. Entre os focos que serão trabalhados, estão o mal causado pela prática das infrações e os crimes de trânsito relacionados à embriaguez ao volante por condutores infratores.