O governo do Estado apresenta a pecuária acreana à comitiva de empresários chineses, liderada pelo embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, durante o segundo dia de visitação.
O grupo, que veio ao Estado conhecer suas potencialidades e as possibilidades de novos investimentos, visitou na manhã nesta terça-feira, 12, a Fazenda Iquiry, do pecuarista Luiz Augusto. Diante de um rebanho com cerca de sete mil animais de cria, recria e engorda, a comitiva se mostrou surpresa com a capacidade de produção do Estado.
Segundo Luiz Augusto, atualmente o Acre exporta cerca de 70% da carne que produz para Estados do Sudeste, mas que existe um sonho de exportar também para a Ásia, por se tratar de um grande mercado.
“A pecuária do Acre está em ascensão, mas temos muito para crescer e estamos dispostos a nos adequarmos às regras de exportação para fecharmos negócios com esse grande mercado que é a China”, comentou Luiz Augusto.
Ainda na fazenda, os chineses presenciaram o manejo sanitário do rebanho – a vacinação – e tiraram dúvidas sobre a alimentação dos animais, preços, forma de abate e questões ambientais.
Para o embaixador Li Jinzhang, existem possibilidades reais de fechar negócios com o Acre: “A carne, o peixe e a madeira são produtos que os chineses precisam. Principalmente a madeira, pois a construção civil na China está crescendo e o nosso governo vai investir muito nessa área para os próximos anos”, assegurou.
À tarde, a comitiva chinesa, empresários acreanos e secretários de Estado participaram de uma rodada de negócios na sala de situação no gabinete do governador.