Sema, Imac, Iteracre e Incra assinaram Termo de Cooperação que beneficiará centenas de assentados no Acre
Na manhã desta terça-feira, 20, reuniram-se na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o seu superintendente regional, João Thaumaturgo Neto, e os gestores da área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Edegard de Deus, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Fernando Lima, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), e Felismar Mesquita, do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), para contemplar os assentamentos de reforma agrária do eixo da BR-364 com a política de Certificação Ambiental do governo do Acre.
Os objetivos gerais do Programa de Certificação Ambiental, que beneficiará essas unidades produtivas, são a mitigação e adaptação às mudanças climáticas e a consequente redução de emissões de gases poluentes, o uso sustentável e adequado dos recursos naturais e a conservação da sociobiodiversidade, além da conservação das águas e recursos hídricos, geração de renda por meio da produção sustentável e a promoção da regularização ambiental dos projetos de assentamentos.
Tanto a regularização fundiária quanto a ambiental são as bases para a construção do novo modelo de desenvolvimento construído no Acre, que alia o respeito à natureza ao desenvolvimento econômico e social das comunidades. Os incentivos à produção, por sua vez, são a mola-mestra que lança as famílias de produtores para este novo patamar de construção social.
O Termo de Cooperação entre as quatro instituições (Sema, Imac, Iteracre e Incra) coloca no mapa dos programas governamentais mais centenas de famílias.
A BR-364 é notadamente o maior eixo de revolução, de transformações sociais e econômicas do Estado do Acre. A sua construção está mudando o dia-a-dia e a expectativa de futuro das famílias que moram às suas margens e nos municípios que ela está integrando. Ela é também o veículo de aproximação do governo com as famílias do interior do Acre. Este termo de cooperação é mais uma ferramenta dessa enorme máquina que está redirecionando o Acre frente ao Brasil e ao mundo, no caminho da sustentabilidade e da justiça social.