Cercado de emoção, Tião Viana inaugura Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia

Num dia que vai entrar para a história de Brasileia e de todos os municípios vizinhos, o governador Tião Viana entregou nesta sexta-feira, 31, a primeira etapa do Hospital Regional do Alto Acre, um dos maiores projetos de sua gestão que recebe um investimento total de mais de R$ 80 milhões em infraestrutura e equipamentos.

É o terceiro maior hospital do Acre, fruto do empenho do governador Tião Viana ao driblar a crise econômica e política do país, angariando recursos junto à União e ultrapassando todos os processos burocráticos para sua conclusão.

Contando com uma área construída de 12 mil metros quadrados, o Hospital Wildy Viana será referência no suporte de média e alta complexidades do Alto Acre, o que vai gerar economia aos cofres públicos com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), além de proporcionar maior conforto e comodidade a mais de 100 mil pessoas que envolvem os municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, além de cidades peruanas e bolivianas, na região de fronteira, cuja população busca serviços médicos no Acre.

“Este é um dos momentos mais fortes e bonitos da história do Alto Acre. Este não é somente um hospital de alta modernidade e alta capacidade de atender essa população, mas vai servir para os próximos trinta anos e será berço de uma futura faculdade de medicina. É um ambiente de cooperação e solidariedade, com uma equipe médica que vai ser renovada e fortalecida”, destaca Tião Viana.

Nessa primeira etapa, o governo entrega a parte de ambulatório, urgência e emergência, recepções, laboratório, consultórios, ala de medicação, repouso e observação, além de outras áreas de suporte técnico.

Contando com uma área construída de 12 mil metros quadrados, o Hospital Wildy Viana será referência no suporte de média e alta complexidades do Alto Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Uma superestrutura

O Hospital Regional do Alto Acre vai disponibilizar ao todo 91 leitos para atendimento emergencial e internações, com vagas que já estão disponibilizadas à população a partir desta sexta-feira e também no dia 30 do mês seguinte, setembro, quando será entregue a segunda fase do projeto.

O novo hospital já está com mais de 90% de suas instalações concluídas. O espaço contará com leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos, de pneumologia sanitária e pediátricos, oferecendo espaço para procedimentos de média e alta complexidades, além de exames laboratoriais, tomografia e quase 200 vagas de estacionamento.

“Temos uma obra diferenciada, com toda a parte de manutenção e logística no primeiro pavimento. As pessoas vão trabalhar num ambiente agradável, climatizado, salubre e quando houver necessidades de manutenção, elas serão feitas pelo nível superior”, declarou o secretário de Estado de Obras Públicas, Átila Pinheiro.

Servidores em festa

Com um espaço mais adequado a serviço da população e cômodo para o desempenho das atividades, os servidores da saúde de Brasileia se encontram num momento de grande gratidão.

A enfermeira Thaisa Amorim comemora a entrega do hospital e enaltece sua importância. “A gente percebe que é um sonho. Há vários anos, nós, servidores, víamos a necessidade, tanto para os pacientes como para os profissionais, de realizar um atendimento melhor. Muitas vezes não tínhamos os espaços adequados ou o número suficiente de leitos, e temos aqui agora um espaço amplo e diferenciado. Aquilo que o paciente precisa vai encontrar aqui”, ressalta a enfermeira.

Compondo o corpo médico da unidade, Tatiana Andrade reforça: “É extremamente gratificante receber uma estrutura dessas, para atender o paciente com dignidade e fazer com que a gente exerça nossa função melhor. Estamos muito felizes. É um projeto grandioso, e acho que em 100 anos ou mais outro hospital assim não vai aparecer”.

O secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, esteve na inauguração e destacou seus serviços. “Hoje estamos num momento ímpar, que é esta entrega. Neste momento, teremos basicamente aqui o trabalho de uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento]. Todos os profissionais já estão sendo transferidos, estamos fazendo algumas contratações e a tendência é de que mais servidores venham para atender todas as necessidades.”

“É extremamente gratificante receber uma estrutura dessas, para atender o paciente com dignidade e fazer com que a gente exerça nossa função melhor”, disse a enfermeira Tatiana Andrade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O abraço a Wildy Viana

A inauguração do Hospital Regional do Alto Acre ainda concretizou uma homenagem a Wildy Viana, que dá nome à nova unidade.

Nascido em 1929, num seringal às margens do Rio Acre conhecido como Paraguaçu (onde hoje se localiza o território do município de Assis Brasil), Wildy Viana, batizado no local como “Dico”, teve uma longa trajetória política, desde vereador a deputado constituinte e estadual, deixando uma extensa contribuição e legado para o desenvolvimento do Acre.

O governador Tião Viana ressalta a honraria do nome do pai ao novo hospital cercado de parentes e amigos de longa data da região: “Este é o momento de uma nova página na história da dignidade humana aqui no Alto Acre, das vidas aqui onde minha família começou com uma história de afetividade e amor ao Acre”.

Além disso, o Hospital Raimundo Chaar continua numa parceria agora para a reorganização do espaço e entrega para a prefeitura de Brasileia, com o acréscimo de uma unidade de reabilitação.

A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassen, demonstrou o sentimento de gratidão pelo fato de o município abrigar o novo hospital regional. “Esta grandiosidade e magnitude não abrange apenas o município, mas toda a região. Eu quero, em nome da população de Brasileia, agradecer ao governador por todo o empenho nesta obra que representa tanta cidadania. E seguimos de mãos dadas pela saúde em Brasileia.”

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest