Cortejo com a participação de quadrilheiros, queima de fogos, o tradicional Concurso de Quadrilhas e a escolha da Rainha Caipira marcaram a abertura oficial do 14º Arraial Cultural, na segunda-feira, 2. O evento, que termina no domingo, 8, em seu primeiro dia, segundo estimativas da organização, foi prestigiado por cerca de cinco mil pessoas.
“Para nós, esse primeiro dia já foi um sucesso de público, o que comprova que o Arraial Cultural é um evento que tem sua marca no calendário artístico-cultural do Acre. As arquibancadas na Arena dos Folguedos e o espaço do Terreiro dos Quitutes foram tomados pelas pessoas, o que é positivo, pois o acreano prestigia e valoriza as tradições populares”, disse Francis Mary, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.
A edição 2012, além de valorizar e revitalizar a cultura junina de tradição nordestina, faz uma ponte muito importante com a cultura do Norte e Nordeste do país, com a homenagem a Luiz Gonzaga “O Povo do Acre Festeja Gonzagão”.
“Nesse primeiro dia, o público carimbou a marca de sucesso desse lindo projeto de cultura popular. Teremos o show do neto do Rei do Baião e filho de Gonzaguinha, Daniel Gonzaga, para celebrar o Centenário de Gonzagão, e do acordeonista acreano Chico Chagas, ambos com trabalhos reconhecidos nacionalmente. Acredito que este ano o arraial só agrega mais atividades e se fortalece, crescendo cada vez mais como um projeto de valorização das culturas populares do nosso Estado”, comentou a presidente da FEM.
Quadrilhas dos municípios – O evento que representa o fortalecimento do movimento de cultura popular traz a participação de grupos juninos do interior do Acre. Xapuri, Rodrigues Alves, Assis Brasil, Feijó Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira e Senador Guiomard estão representados por suas quadrilhas.
“Para trazer os grupos dos municípios, investimos numa divulgação forte. Procuramos expandir o nosso alcance porque precisamos ampliar o nosso olhar. Os municípios entraram com a ajuda no transporte e ficamos responsáveis pela parte da estadia e alimentação dos brincantes, então houve essa parceria firmada entre os municípios e o Estado”, comenta Karla Martins, uma das organizadoras do evento.
Para o presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, Cimar dos Santos, a ideia de trazer a participação de quadrilhas dos municípios vem sendo aprimorado a cada ano. “Procuramos promover a participação dos municípios, e temos conseguido, graças à sensibilidade do governo do Estado. A vinda das quadrilhas de outras cidades é importante, pois representa um intercâmbio com os grupos que acabam trocando experiências de como é esse processo na capital”, comentou.
Mostra Gonzagão – Um dos lugares que foi muito visitado é o espaço que traz uma mostra que narra acontecimentos da vida do Rei do Baião, o Luiz Lua Gonzaga. A mostra traz três painéis – família, amigos e momentos -, além de telas de led com vídeos de Gonzagão. “Muito legal isso aqui. Tô escutando e vendo os vídeos. Não sabia quem era ele, agora vi que era sanfoneiro famoso. Eu gosto de música e sempre venho ao Arraial com minha família. A música dele é linda”, disse a pequena Mirilene Souza, 12 anos.
Rainha é coroada – As 12 candidatas a Rainha do Arraial Cultural, representantes dos grupos juninos que participam do evento, mostraram um figurino com elementos da cultura popular como o chitão, rendas, fuxicos e outros, criados a partir da temática escolhida por cada grupo. Com trejeitos bem elaborados, as candidatas se apresentaram na Arena dos Folguedos para um público que vibrava bastante a cada performance. A vencedora do concurso foi a representante da quadrilha Escova Elétrica da Vila Acre, Raquel Carvalho, 24 anos. A Rainha foi coroada pela primeira-dama Marlúcia Cândida, que prestigiou o primeiro dia de evento.
“É muito bonito ver essa juventude empenhada em fazer bem feito e de forma profissional. O concurso da Rainha é uma disputa de beleza que une estética e arte. O Arraial Cultural é um evento que mantém viva a nossa história, nossa cultura”, disse Marlúcia.
“Foi maravilhoso ter representado a minha quadrilha. Estou muito feliz. É um privilégio participar deste concurso. Já concorri em outras edições e essa é a segunda fez que sou coroada. Estava muito ansiosa, mas confiante. Fiz o meu papel e consegui a vitória, agora é contagiar a todos que vierem prestigiar esse grande evento promovido pelo governo do Estado”, reconheceu. A Rainha pretende animar os seis dias de arraial e estar presente em todas as apresentações das quadrilhas juninas.
“Para mim é uma honra participar desta festa tão bonita. Convido o público de Rio Branco para prestigiar esse lindo evento. Queremos mostrar que no Acre a cultura popular é forte através das quadrilhas”, disse. Após a escolha da Rainha 2012, as quadrilhas Sensação Junina (Rio Branco), Matutos da Síberia (Xapuri) e Unidos do Fuxico (Rio Branco) se apresentaram na arena.
O 14º Arraial Cultural é promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, e tem o apoio da prefeitura de Rio Branco e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).