Primeiro grito de carnaval, “Esquenta 2012” levou cerca de 11 mil foliões ao Mercado Novo Velho no domingo, 5. Várias pessoas aguardaram o início do evento apreciando o Rio Acre, que nessa época se transforma num cartão-postal. E São Pedro contribuiu: sem chuva, os brincantes que prestigiaram a abertura oficial da temporada da folia momesca, organizada pelo governo do Estado e pela prefeitura de Rio Branco, caíram tranquilos na folia.
“Uma das coisas mais lindas é o nosso rio. Adoramos carnaval e viemos prestigiar porque somos foliãs eternas”, falou dona Iolanda Souza, integrante do tradicional grupo Anos Dourados.
“O espiríto é de alegria e emoção. O “Esquenta” traz a ideia de colocar as pessoas em contato com esse espaço histórico para lembrarmos do carnaval que acontecia na Gameleira, e também é uma saudação ao Rio Acre”, disse Nena Mubarac, da comissão organizadora do carnaval.
O “Esquenta” teve início com a banda ‘Banda Pixaim’, que embalou os foliões tocando composições e sucessos de axé. Em seguida foi a vez da ‘Banda Raça Ruim’ que também trouxe muito axé e pagode. Para fechar a programação, ‘Ferdiney e Banda’ embalou os foliões que dançaram, cantaram e se divertiram com os maiores sucessos de axé music, com muito swingado e elétrico.
Jovens casais e várias famílias prestigiaram o evento. Lucia Moura e Ricardo Barbosa são apaixonados por carnaval. Moradores do São Francisco, eles fazem de tudo para caírem na folia prestigiando toda programação durante a quina carnavalesca. “Somos ‘piolhos’ de carnaval, pra nós é uma festa da alegria, da família e da paz. A família toda está aqui porque é seguro. Adoramos o carnaval em Rio Branco”, disse Ricardo Barbosa.
O “Esquenta 2012” foi até as 23 horas.
Segurança garantida
Garantir segurança e tranquilidade aos foliões é um dos pontos principais trabalhados pela organização do evento.
“O carnaval será uma grande festa para os foliões e principalmente para as famílias se divertirem com segurança, estrutura e muita alegria. Além de unir a tradição com a revitalização dos blocos carnavalescos, o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco estão oferecendo dois dias para as crianças. Isso tudo pensando na segurança e tranquilidade de todos. A ideia é que essa festa cresça em número e qualidade a cada ano”, afirmou Francis Mary, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.