O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), através da Divisão de Educação e Ações Sociopedagógicas (Deasp), realizou visitas aos Centros Socioeducativos (CS) do interior, neste mês de julho, a fim de acompanhar as metodologias educacionais aplicadas nas unidades.
O objetivo é acompanhar as atividades educacionais e pedagógicas que estão sendo desenvolvidas nos CSs e motivar a equipe pedagógica, fortalecer os vínculos e melhorar os relacionamentos entre equipes.
As equipes pedagógicas do CS Purus, CS Feijó e CS Juruá passaram por avaliação e planejamento intensivo. Entre as metas levantadas no encontro estavam amadurecer a metodologia do ensino, superar os desafios com a escolarização e priorizar a qualidade da educação.
“Reunimo-nos com os representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, diretores das unidades, equipe pedagógica, técnica e administrativa e coordenadores de segurança para fazer um trabalho conjunto”, relata a representante do Deasp, Noêmia Carvalho.
Em junho, quatro adolescentes do CS Juruá vieram a Rio Branco apresentar uma dança à ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Dessa oportunidade surgiu o concurso de redação, a fim de motivá-los a produzir textos.
Durante a visita do Deasp à unidade de Cruzeiro do Sul, os quatro adolescentes foram presenteados com livros literários.
Segundo o presidente do ISE, Henrique Corinto, uma das maiores dificuldades ainda é o baixo nível de escolarização dos adolescentes em medidas socioeducativas. Alguns chegam às unidades sem saber ler nem escrever. “Nossa equipe trabalha com o intuito de estimular esses jovens a continuar os estudos, mesmo após a conclusão das medidas. Dessa forma, fica mais fácil e acessível inseri-los em cursos profissionalizantes”, afirma Corinto.