Centros socioeducativos do Acre aplicam Exame Nacional de Certificação de Competências

Os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado e em semiliberdade tutelados pelo Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) estão realizando, nesta terça e quarta-feira, 17 e 18, a série de provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2023.

Presidente do ISE, Mário Cesar Freitas, e a equipe responsável pela aplicação do Encceja PPL 2023, no Centro Socioeducativo Acre. Foto: Julia Beatriz Couto

O ISE registrou 114 socioeducandos inscritos no exame, ou seja, 67% do público internado e 15 em semiliberdade. A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para os alunos que não concluíram os ensinos médio e fundamental em idade regular.

A série de provas do Encceja PPL 2023 tem o mesmo grau de dificuldade e assuntos do Encceja regular, e ocorrem em todo o território nacional, tanto nas unidades prisionais quanto nas socioeducativas.

Equipe responsável pela aplicação do Encceja PPL no Centro Socioeducativo Aquiry. Foto: Julia Beatriz Couto

“O evento está acontecendo de maneira muito tranquila. Tivemos poucos ausentes, a maioria dos alunos está aqui. Essa atividade é importante para a inclusão e ressocialização desses adolescentes junto à sociedade. O Encceja está dando a oportunidade para esses jovens que não tiveram chances, ou ficaram muito tempo fora da sala, terem a certificação e se reintegrarem à comunidade”, declarou a coordenadora de campo do Inep, Raquele Nasserala.

Equipe de aplicação do Encceja PPL no Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães. Foto: Julia Beatriz Couto

“A aplicação está sendo um sucesso. Quero agradecer à equipe do Inep, às equipes técnicas e de segurança do ISE, às técnicas da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), e as demais pessoas envolvidas nessa atividade em nossas unidades”, comentou o presidente do ISE, Mário César Freitas.

Ele frisou ainda que essa é uma oportunidade única para que os socioeducandos possam mudar a própria realidade.

“Esse exame é mais uma oportunidade para os adolescentes se integrarem à comunidade escolar e concluírem os ensinos fundamental e médio, buscando novos horizontes. O próximo passo é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), temos o objetivo de aprovar o maior número possível de adolescentes. No ano de 2023, tivemos 10 alunos aprovados no Enem para estudar na Universidade Federal do Acre (Ufac) e no Instituto Federal do Acre (Ifac)”, finalizou o presidente do ISE.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter