Centros de saúde recebem reforço de médicos e ampliam atendimento

Profissionais contratados pelo Governo passam a atender em regime de plantão em três centros na capital acreana

governador_visita_postos_de_saude_foto_sergio_vale_04.jpg

Governador Tião Viana disse conhecer profundamente os problemas da Saúde e por isso vai se empenhar na busca de soluções para todos os gargalos da área. Foto: Sérgio Vale/Secom

Três centros de saúde, funcionando das 7h às 20h, com quatro clínicos, um pediatra e um ginecologista. O atendimento, a partir desta primeira segunda-feira do ano, será por demanda livre, sem a necessidade de fichas, e os médicos passam a atender em regime de plantão. Este é o início da nova realidade no sistema de saúde do Acre, num esforço do governador Tião Viana que garantiu a contratação de novos médicos para serem cedidos ao sistema municipal de saúde.

governador_visita_postos_de_sade_foto_sergio_vale_09.jpg
governador_visita_postos_de_sade_foto_sergio_vale_15.jpg

Médicos e pacientes estão otimistas com as mudanças no sistema de Saúde e já notam as primeiras diferenças. Foto: Sérgio Vale/Secom

A partir de agora, os centros de saúde Hidalgo de Lima, Eduardo Assmar e São Francisco passam a funcionar como se fossem pequenas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), numa estratégia para desafogar o Pronto Socorro, garantir o maior acesso da população ao sistema, oferecer maior resolutividade aos casos e melhorar o fluxo de atendimento.

Para que essa realidade fosse possível, o governador Tião Viana iniciou o mandato contratando 36 médicos. Kárita Melo, acreana, recém-formada pela Universidade Federal do Acre (Ufac), recebeu o diploma de médica, junto com o CRM e o contrato de trabalho. Ela é uma das profissionais contratadas pelo Governo do Estado. “Eu não imaginei que teria emprego tão rápido, porque ainda estamos no período de festividades da formatura. Eu vejo esse novo momento na saúde com muita alegria. Sei que a saúde é a grande prioridade para o Governo e isso vai ser bom tanto para os médicos, que terão condições de realizar um bom trabalho, quanto para a população, que será melhor atendida”.

A mudança, apesar de ter começado hoje, já foi sentida pela população que procura atendimento nos postos de saúde. Maria das Dores é hipertensa, mora na Baixada do Sol e há dez anos é paciente no Centro de Saúde Hidalgo de Lima. “O atendimento já mudou sim e eu estou sentindo isso. Não teve tanta demora, não teve ficha, as funcionárias tratam a gente bem, os médicos são atenciosos. São dez anos que eu venho aqui e eu posso dizer que agora o atendimento é outro, muito melhor”.

O secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, explicou que as mudanças vão garantir um melhor padrão de atendimento e que a grande novidade é o fim das fichas. “Acabou a necessidade de chegar cedo aos centros de saúde e de quantidade limitada de atendimentos. Agora os médicos trabalham em regime de plantão, vão atender por carga horária e não por número de fichas. Os mesmos médicos estarão aqui de segunda a sexta-feira e vão poder acompanhar os pacientes. São quatro clínicos, um pediatra e um ginecologista para atender a população”.

A diretora do Centro de Saúde Augusto Hidalgo de Lima, Mônica Brasileiro, está otimista com as mudanças. “Esse é um novo momento que a Saúde vive no Acre e acredito que estes ajustes farão uma diferença significativa, como já começaram a fazer desde o primeiro dia”, disse.


Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter