Centro Socioeducativo Santa Juliana realiza arraial pedagógico

Presença das famílias teve papel importante no evento (Foto: Brenna Amâncio)

Presença das famílias teve papel importante no evento (Foto: Brenna Amâncio)

Durante esta semana, adolescentes em conflito com a lei participaram de diversas atividades em alusão às festas juninas, no Centro Socioeducativo Santa Juliana. O encerramento do projeto foi executado com um arraial no pátio da unidade, na presença dos familiares.

Antes disso, os professores trabalharam o significado das festas juninas, em sala de aula. Posteriormente, iniciaram o ensaio para a quadrilha junina. De acordo com a coordenadora pedagógica Michele Marazzi foram duas semanas de preparação. “Ensinamos a eles, o que é em si essa festa, como é a tradição no Acre e as referências regionais. Isso tudo levou tempo. Depois começamos a elaborar a peça teatral do casamento na roça. Os próprios adolescentes escreveram as falas e decidiram como ficaria”.

Segundo o diretor da unidade, Edinaldo da Silva, para que as atividades culturais fossem possíveis dentro da unidade, foi necessário o esforço da equipe. “Na parte de segurança deu tudo certo. Conseguimos realizar essas festividades para todos os adolescentes, sendo que os de melhor comportamento puderam receber suas famílias. O tempo todo nós buscamos resgatar os vínculos entre pais e filhos, muitas vezes perdidos. Com esse contato em destaque, os socioeducandos passam a ter um melhor comportamento dentro da unidade”.

Professoras organizaram e participaram da quadrilha junina dentro da unidade (Foto: Brenna Amâncio)

Professoras organizaram e participaram da quadrilha junina dentro da unidade (Foto: Brenna Amâncio)

Para a autônoma Aparecida Oliveira, mãe de um adolescente em conflito com a lei, o filho já evolui bastante desde a sua internação. Segundo ela, um dos motivos para isso é o sucesso da aplicação das medidas. “Meu filho tem sido reconhecido aqui dentro. E hoje ele está feliz da vida, dançando quadrilha, saindo um pouco daquele alojamento para mostrar o seu talento. Sou muito grata a Deus e à equipe da unidade pelo apoio dado ao meu menino”.

O presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, aposta no trabalho desenvolvido pelos servidores dentro das unidades. “O sucesso dessa atividade também é mérito dos servidores que estão na área de segurança e da equipe pedagógica, formada por professores qualificados e dedicados. E o resultado é esse: famílias e adolescentes em união”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter