Centro Socioeducativo Juruá recebe cursos profissionalizantes

O curso de Eletricista Predial é um dos mais requisitados pelos socioeducandos (Foto: Assessoria ISE)

O curso de Eletricista Predial é um dos mais requisitados pelos socioeducandos (Foto: Assessoria ISE)

O Centro Socioeducativo Juruá (CS Juruá), localizado em Cruzeiro do Sul, recebe três cursos profissionalizantes simultaneamente. Um avanço na história da unidade. As aulas de Operador de Microcomputadores, Montador de Móveis e Eletricista Predial, com 160 horas/aula, são ministradas a 39 adolescentes internados na unidade. Os cursos são um avanço na história do Centro.

A ação é oriunda da parceria do Instituto Socioeducativo (ISE) com o Instituto Dom Moacyr (IDM), o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A rotina dos internos começa cedo – as aulas vão das 7h30 às 11h30. No intervalo, almoçam e descansam, pois das 14 às 18 horas é a vez dos cursos do Pronatec. Além dessas atividades, os socioeducandos participam de atividades religiosas e culturais.

No geral, uma semana com uma programação calculadamente cronometrada, a fim de preencher os espaços nos dias dos adolescentes, aumentando as atividades de socioeducação e diminuindo os riscos de situações problemáticas.

De acordo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, esse avanço na valorização da educação e dos cursos profissionalizantes é o resultado de um trabalho amplo do governo do Estado ao dar suporte para que o socioeducando tenha opção de vida ao sair das medidas.

“Lutamos para prevenir a reincidência, e o governador Tião Viana é sensível a essa causa. Temos casos de jovens que saíram empregados da unidade. No geral, apostar nessa metodologia melhora o nível de tranquilidade no Centro. O cronograma deles está tão cheio de atividades que, para um adolescente participar do atendimento técnico, é preciso tirá-lo da sala de aula por uns momentos”, revela Henrique.

O presidente do ISE destaca ainda a importante parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde. Com base nisso, médicos realizam visitas periódicas ao CS Juruá.

Todas essas ações fazem parte de um trabalho coordenado também pelo diretor da unidade, Erisson Santiago, que comemora o sucesso conquistado nos últimos meses. “O mais significativo em todo o processo é ver que os meninos estão dando muito valor aos cursos. Não há como duvidar que a socioeducação avançou”, declara.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter