Centro Socioeducativo Aquiry recebe doação de 250 livros

Lúcia Oliveira acredita no poder da leitura para mudar os adolescentes em conflito com a lei (Foto: Brenna Amâncio/ISE)
Lúcia Oliveira acredita no poder da leitura para mudar os adolescentes em conflito com a lei (Foto: Brenna Amâncio/ISE)

O Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco, dispõe agora de uma biblioteca com vasto acervo. Cerca de 250 exemplares foram doados pelo projeto “Livro Caminhando Até Você”, de autoria da servidora pública Raimunda Oliveira.

O trabalho dela foi aprovado três vezes pela Lei de Incentivo à Cultura e premiado no concurso ‘100 Anos de Machado de Assis’.

O espaço foi montado dentro da escola da unidade, que possui oito salas de aula para adolescentes em medidas socioeducativas. O conteúdo dos livros varia entre romances, poesias, revistas culturais, biografias, enciclopédias e materiais didáticos.

A coordenadora pedagógica Lúcia Oliveira, filha de Raimunda, realiza, desde 2013, outro projeto importante, o “Conquistando a liberdade através da leitura”. “Fazíamos uma espécie de biblioteca itinerante, levando os exemplares dentro dos alojamentos. Agora, disponibilizamos de um espaço adequado para a atividade, graças às doações”, comemora.

Segundo Lúcia, o investimento na área da leitura já aponta bons resultados. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das medidas socioeducativas, por exemplo, cinco alunos internos da unidade conseguiram tirar notas que podem garantir uma vaga na universidade.

Com o projeto, os socioeducandos passam a ter gosto pela leitura (Foto: Brenna Amâncio/ISE)
Com o projeto, os socioeducandos passam a ter gosto pela leitura (Foto: Brenna Amâncio/ISE)

Os professores irão usar a biblioteca semanalmente para desenvolver, entre os jovens, resenhas, rodas de leitura, poesias, teatro e outras atividades.

De acordo com o socioeducando Miguel (nome fictício), 17, o lugar é como um presente. Ele conta que havia abandonado a escola em 2008. No Centro precisou retomar os estudos e acabou desenvolvendo um gosto especial pela leitura. “Ler distrai a nossa mente de pensar besteira”, afirma.

De acordo com o presidente do Instituto Socioeducativo (ISE), Henrique Corinto, os funcionários do Centro Socioeducativo Aquiry também fazem parte dos doadores de obras literárias. “Estamos de braços abertos para boas iniciativas como a de Raimunda Oliveira. São atitudes assim que transformam a rotina e até a vida de adolescentes em conflito com a lei”, declara.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter