Centro Oncológico altera rotina para garantir a continuidade dos atendimentos

O Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) informa aos usuários e à população em geral que continua realizando os atendimentos, na Avenida Ceará, 1.832, centro de Rio Branco, porém em um novo formato.

Desde o início da pandemia, o Cecon – unidade de referência para o tratamento de lesões precursoras de câncer – manteve suas atividades. E para garantir maior segurança aos pacientes com relação ao coronavírus, o Centro passou a fazer uma triagem dos casos mais importantes, ou seja, com maior indicação de risco para o câncer tanto de mama quanto de colo de útero.

“Iniciamos uma fragmentação dos horários, sendo feito o agendamento das consultas e dos procedimentos, reduzindo também a quantidade de atendimentos por dia evitando aglomerações no local”, explica a gerente de assistência do Cecon, Carina Hechenberger.

Depasa realizou a sanitização do ambiente Foto: Júnior Aguiar

Assim como outras unidades de saúde, o Cecon também recebeu sanitização, com o apoio Vigilância Epidemiológica do Estado e do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa). Além disso, redobrou os cuidados com a limpeza dos ambientes.

Os atendimentos ocorrem com apenas um médico por vez. A cada uma hora dois pacientes, sendo que após cada procedimento é feita nova higienização.

“Os atendimentos que não estão sendo realizados são aqueles chamados de rotina, por exemplo, a mamografia daquela mulher que faz a cada dois anos, que faz só de controle, esse nós não estamos fazendo”, explica Carina.

Atualmente, uma média de 20 atendimentos são realizados por dia, divididos em dois horários: no turno da manhã e dois no turno da tarde. Para empregar esse novo formato, foi feita uma alteração no horário dos médicos.

O Cecon permanece fazendo ultrassom de mama e transvaginal das pacientes atendidas pela unidade e que são solicitadas pelo médico que as acompanha. Também oferece consultas com mastologista, ginecologista de pacientes com alta suspensão de câncer de colo de útero, biópsias de colo e de mama e os encaminhamentos para cirurgias das pacientes que necessitam. As pacientes de primeiro atendimento continuam sendo reguladas e encaminhadas por meio da Atenção Básica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter