Curso aperfeiçoa técnicas e garante segurança de voo no helicóptero Comandante João Donato para resgates em áreas de difícil acesso
O Governo do Acre, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública, mantém há nove meses o programa de qualificação para uso do helicóptero Harpia 01, popularmente conhecido como Comandante João Donato. Na semana passada, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) ministrou treinamento de rapel para doze de seus integrantes. O curso prático, de dois dias, foi precedido de instrução teórica que durou uma semana. Nesse período, os tripulantes se aperfeiçoaram na técnica realizando descidas com equipamentos, portando armamento e para infiltração na mata. "Nosso treinamento é constante para aperfeiçoar técnicas e garantir segurança de voo", disse o major Negreiros, chefe de operações do Ciopaer e um dos pilotos do Comandante João Donato. A aeronave é comandada pelo major Olto, da Força Nacional de Segurança.
O Comandante João Donato (Harpia 01) está há nove meses trabalhando no Acre, onde já realizou dez resgates de pessoas que corriam risco de morte em localidades de difícil acesso e que necessitavam translado emergencial. Trata-se de um helicóptero modelo Esquilo com capacidade para transportar seis pessoas, além do piloto. Custou cerca de R$ 8 milhões e vem prestando inestimável serviço nas Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs), conceito criado pelo governador Binho Marques para garantir serviços básicos de saúde, educação e produção sustentável nas comunidades mais remotas do Acre. O CJD atua como nas emergências em saúde e defesa social.
O Governo do Acre conta com importante parceria da Força Nacional de Segurança Pública, que é um programa de cooperação policial envolvendo homens e mulheres das polícias militares, corpos de bombeiros e policias civis do Brasil inteiro, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ). A Força Nacional foi criada em 2004 pelo Presidente Lula. Na época, Marcio Thomaz Bastos era o ministro da Justiça.
"Essas técnicas são utilizadas em áreas de difícil acesso para lançar o tripulante socorrista. Requer perícia tanto dos pilotos quanto do tripulante", explicou o major Outo, que pertence aos quadros da PM do Mato Grosso, integra a Força Nacional e há dois meses presta assessoria ao Ciopaer. Coordenado por Solange Marinheiro, o Ciopaer tem ainda, além do piloto, mecânico e tripulante como assessores. O Governo do Estado está construindo um hangar para o Ciopaer nas dependências do Aeroporto Internacional de Rio Branco e avalia ampliar a frota adquirindo mais um helicóptero.