infraestrutura

Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública passa por reforma e ampliação

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), está investindo em obras de reforma e criação de novos espaços no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco.

Obras irão beneficiar as forças de segurança do Estado. Foto: Sérgio Ronney/Secom

O centro de formação tem passado por obras de infraestrutura e ampliação, dentre elas, asfaltamento do estacionamento e criação de uma nova estrada de acesso à unidade, reforma de salas, alojamentos, e de um dos prédios do centro administrativo, onde ficarão instaladas as forças que fazem parte do Sistema Integrado de Segurança Pública (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Instituto Socioeducativo e Detran).

A reforma da quadra de esportes já foi concluída. Além disso, também será reformado o restante do centro administrativo e ainda a construção de uma academia para atender os integrantes do sistema, bem como os seus dependentes.

Quadra de esportes do centro foi totalmente reformada. Foto: Sérgio Ronney/Secom

No local está sendo construída a sede do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e um hangar para 2 helicópteros. A obra de criação de um estande de tiros também está em andamento, objetivando o treinamento e capacitação das forças de segurança.

O centro conta com 14 salas equipadas, onde atualmente existem seis turmas com 198 alunos soldados e 38 alunos em curso de habilitação de oficial, o local irá receber ainda 95 alunos soldados do cadastro de reserva da Polícia Militar do Acre (PMAC), já no inicio do próximo mês.

Alunos soldados em curso de formação da PM. Foto: Sérgio Ronney/Secom

O coronel  Dalzeny Silva de França, diretor do Centro Integrado, ressalta que desde o início da gestão do governador Gladson Cameli, e também do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, até o último levantamento feito em abril deste ano, cerca de três mil integrantes do sistema já passaram por algum tipo de formação ou capacitação.

“Não poderia deixar de externar os nossos agradecimentos ao secretário de Segurança que envidou todos os esforços para que esta obra se consolidasse, ele tem uma visão holística, ampla do sistema de segurança. A parte mais importante de tudo isso é a sensibilidade do governador, sem esse apoio incondicional, nada disso estaria acontecendo, desde o início de sua gestão, ele tem sido parceiro da segurança pública, nunca houve tanto investimento dentro do sistema integrado como no governo Gladson Cameli, é um governador que tem os olhos voltados para a segurança pública.”

O coronel Dalzeny França, diretor do Centro Integrado, agradece ao governo do Estado pelos investimentos. Foto: Sérgio Ronney/Secom

O diretor destaca também que todos os investimentos no Cieps são de grande relevância e destaca que as formações e capacitações têm contribuído positivamente para a diminuição dos índices de violência no estado. “Essa obra vai permitir um ambiente mais humanizado para os integrantes do sistema de segurança pública, vai capacitar um número maior de pessoas, e isso é muito bom, fazer um curso num ambiente humanizado é muito importante, com as condições ideais e necessárias, é o que estamos fazendo aqui”.