Já se preparando para receber os alunos do próximo Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFS), previsto para ser realizado ainda este ano, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), iniciou o processo de reforma completa do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa (Cieps). O valor do investimento é de R$ 1,2 milhão e é fruto de um convênio firmado com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Victor Rodrigues, de um lado ficarão os blocos que passarão por readequação, destinando espaços planejados para o treinamento de cada força de Segurança. De outro, os alojamentos, que passarão por ampliação e, ao centro, ficará o bloco administrativo, onde serão incluídos dois auditórios, laboratório de informática e biblioteca.
“Além dessas adequações, faremos a troca da cobertura, de todo o piso, manutenção das janelas, pintura e manutenção da rede elétrica, hidráulica e sanitária e reforço das paredes, entre outros ajustes que colaborarão para a reforma de 100% da estrutura. A previsão para o término da obra será a primeira quinzena do mês de setembro, explicou o engenheiro.
O Centro é o local que a Segurança Pública utiliza para o treinamento, capacitação e reciclagem dos profissionais que atuam no estado. Já para a próxima semana, está prevista a realização de mais um curso para habilitação de oficiais e, em setembro, será iniciada a formação para 200 alunos-soldados da Polícia Militar.
“A reforma começou há mais de uma semana e trata-se de um feito importante, pois o espaço precisava de uma melhoria. Com a reforma, teremos novos espaços, com novos alojamentos e ambientes acolhedores, para melhor capacitar os profissionais”, destacou o diretor do Centro, Dalzeny França.